Água de cravo: saiba como preparar e seus benefícios

Você já ouviu falar da água de cravo? À primeira vista ela pode parecer uma bebida extremamente simples, visto que literalmente utiliza apenas água e cravo-da-índia.

Entretanto, por incrível que pareça, ela oferece diverso benefícios interessantes para a nossa saúde. Portanto venha com o SaúdeLab, conheça a água de cravo, e aprenda os seus benefícios e cuidados, e a como fazer ela.

De antemão, o cravo-da-índia é uma das especiarias mais antigas da humanidade, a ainda sim segue sendo usado atualmente em inúmeras cozinhas. Ele possui um sabor único, e combina com múltiplas receias.

Mas o melhor é que ele ainda é considerado um ingrediente riquíssimo em propriedades medicinais, tanto que o seu uso na medicina alternativa é tão antigo quanto o seu uso na culinária.

Quais são os principais benefícios da água de cravo?

  • Aumenta o libido: poucas pessoas sabem disso, mas o cravo-da-índia é considerado um afrodisíaco. Ou seja, ele tem a capacidade de de promover o desejo e saúde sexual, e de estimular o libido.
  • Controla a pressão arterial: pessoas que sofrem de hipertensão podem tirar muito proveito do cravo-da-índia, graças aos seus óleos essenciais que possuem efeito hipotensor, responsável por reduzir a pressão.
  • Combate microrganismos: um dos usos mais interessantes do cravo-da-índia na medicina é o combate de infecções generalizadas. O produto apresenta antibacterianas, antissépticas e antifúngicas que ajudam o organismo a se livrar de infecções diversas, especialmente as causadas por fungos ou bactérias.
  • Promove a digestão: incluir o cravo-da-índia no dia a dia pode fazer maravilhas pelo seu sistema digestivo. Isso porque ele não só combate problemas intestinais, como a diarreia, como também ativa enzimas do intestino e do estômago que são imprescindíveis para a digestão dos alimentos.

Passo a passo para preparar água de cravo corretamente

  1. Primeiramente, em uma panela sob fogo alto, acrescente um litro de água filtrada.
  2. Em seguida, acrescente também cerca de 10g de cravos-da-índia e mantenha a panela tampada.
  3. Agora deixe a panela sob o fogo até que a água comece a ferver.
  4. Vá verificando a água pois, assim que ela estiver fervendo, deixe a panela tampada e aguarde 15 minutos.
  5. Passado o tempo, desligue o fogo e espere mais alguns minutos para a água esfriar.
  6. Por fim, quando a água estiver mais morna, você já pode se servir com a água de cravo. Caso queira tomar ela ainda quente, na forma de chás, você também pode acrescentar ingredientes como mel e gengibre.

Cuidados importante para garantir a segurança

Conhecendo melhor as propriedades da água de cravo, e sabendo como ela deve ser feita, resta apenas falarmos um pouco sobre os cuidados no seu consumo. Por mais simples que o cravo-da-índia possa parecer, a sua riqueza de propriedades leva a algumas contraindicações.

No caso, geralmente elas se limitam à crianças pequenas ou mulheres gestantes, e apenas por uma garantia de segurança.

Por outro lado, uma contraindicação mais ampla dele é o sobre o seu uso sob a pele. Algumas pessoas aplicam a água de cravo na pele por causa dos benefícios para cicatrização e combate de infecções que ele oferece.

Contudo, dependendo da sensibilidade da sua pele, a água de cravo pode causar irritações. Sendo assim, se for utilizar ela dessa forma, tome bastante cuidado.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915