Água tônica faz mal para o fígado? Conheça melhor suas propriedades

Se você usa a água tônica com frequência, é bom ficar por dentro de suas características

A princípio, a água tônica é perfeita para fazer quase todo tipo de bebida. E para quem não é muito chegado em drinques e similares, ela também é ótima pura. Contudo, poucas pessoas são familiarizados com os efeitos dela na saúde do nosso organismo. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se a água tônica faz mal para o fígado e conheça melhor suas propriedades.

Por ser responsável por metabolizar diversos compostos do sangue e corpo, o fígado acaba sendo um órgão bastante sensível. Muitos fatores podem contribuir para que o seu funcionamento seja prejudicado. Um deles é a alimentação, tanto que sempre ouvimos falar sobre como comidas gordurosas e bebidas alcóolicas são ruins para eles. Logo, entender como a água tônica afeta nossa saúde pode ser uma importante questão nesse aspecto.

Principais características da água tônica

De maneira geral, a composição da água tônica é bem mais simples do que parece. Obviamente que o principal ingrediente dela é água, a qual é gaseificada e adicionada de um adoçante ou açúcar. E esse talvez seja um dos motivos que leva algumas pessoas a pensarem que a água tônica faz mal para o fígado. Afinal, os refrigerantes também são bebidas gaseificadas e com açúcar, e sabemos o quão prejudiciais eles podem ser.

Felizmente, a quantidade de açúcar da água tônica é extremamente menor que a de um refrigerante. Ademais, conforme fora dito, o principal ingrediente dela é água e nada mais. O único outro composto que é adicionado nela é o quinino, ou quinina. Ele é responsável por conferir um sabor mais amargo a bebida, diferenciando-a ainda mais dos refrigerantes e similares.

A água tônica faz mal para o fígado mesmo?

Conhecendo melhor a composição da água tônica, será bem mais fácil de entender essa questão. Em suma, a bebida é composta basicamente de água, açúcar e quinina. Enquanto a água é essencial para a manutenção do organismo, o açúcar é inofensivo em pequenas quantidades. Mas por incrível que pareça, é graças a quinina que a água tônica faz mal para o fígado de fato.

No caso, o nutriente por si só não representa nenhum risco. Contudo, quando em grandes quantidades e consumido por um organismo com doenças hepáticas, ele passa a ser bastante nocivo. Se não processada corretamente, a quinina pode levar à danos no fígado consideráveis. Ou seja, a água tônica faz mal para o fígado se consumida em excesso e caso o órgão não esteja em boas condições de saúde.

A quinina pode ser problemática em outras situações também

O açúcar da água tônica não costuma ser prejudicial para a nossa saúde não só por sua pequena quantidade, mas também porque a quinina ajuda a regular a glicemia do sangue. Logo, outro problema da bebida em excesso é que ela pode levar à hipoglicemia, efeito que é especialmente problemático para diabéticos. Por fim, também é preciso mencionar que a quinina não é considerada inteiramente segura para mulheres gestantes ou para pessoas que estão sob o uso de antibióticos, antidepressivos, antiácidos e outros medicamentos.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação