Book Appointment Now
Alimentação saudável na terceira idade: opções de dieta para idoso envelhecer bem
De acordo com o IBGE, entre 2012 e 2021, a população idosa do Brasil subiu de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. Como resultado, uma alimentação saudável na terceira idade deve ser prioridade na dieta para idoso, para que essa população tenha mais saúde física, independência e mobilidade. Saiba mais, aqui no SaúdeLab.
As pessoas idosas de modo geral tendem a ficar com o paladar mais seletivo. Nesse sentido, de acordo com a necessidade dela, seja para ganhar massa magra, controle de diabetes etc., os alimentos precisam ser variados. Por outro lado, as escolhas na dieta para idoso não precisam ser sem graça ou cor. Aprenda os alimentos certos para combinar e deixá-los motivados ao comerem suas refeições.
Alimentação saudável na terceira idade: dieta para idoso pode auxiliar num bom envelhecimento
A princípio, especialistas informam que um dos pontos mais importantes para se ter um envelhecimento saudável é a alimentação correta.
Ou seja, a alimentação saudável na terceira idade pode ser fator principal para uma expectativa de vida maior com dieta para idoso que supra as carências alimentares.
Nesse sentido, nutricionistas afirmam que uma dieta equilibrada com riqueza de frutas e vegetais também é rica em antioxidantes, fibras e outros componentes que podem ser benéficos para o corpo humano.
Alimentos antioxidantes na dieta para idoso
Primeiramente, alimentos antioxidantes são aqueles que protegem as células saudáveis que já se encontram no organismo, travando ou inibindo a ação dos radicais livres que podem oxidá-las.
Radicais livres são moléculas altamente instáveis, que podem atuar no surgimento de doenças degenerativas de morte celular e envelhecimento. Tendo em vista que a pessoa idosa envelhece não só por fora, mas por dentro também, oferecer dieta para idoso rica em vitaminas é fundamental.
Os principais antioxidantes são as vitaminas A, C, E e os flavonoides. Frequentemente encontrados em frutas, vegetais, aveia, azeite de oliva, chás e outros.
Nós fizemos uma matéria especial sobre o assunto; confira aqui: Antioxidantes são perfeitos para retardar o envelhecimento da pele
O que comer para ter uma dieta saudável na terceira idade?
Seja como for, um idoso precisa controlar sua alimentação, além de outros fatores, para ter um envelhecimento saudável e que forneça energia e aumento na cognição.
Para isso, separamos uma lista com 3 alimentos que podem ajudar a manter uma dieta para idoso adequada às suas necessidades. Ou seja, para quem um organismo cheio de força e disposição.
Laranja
Em suma, a laranja é conhecida como uma das maiores fontes de vitamina C em uma alimentação saudável na terceira idade, que é um dos principais antioxidantes e que atuam em todo o corpo.
Além disso, a laranja é uma fruta cítrica e ela são ricas em bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias e favorecem a microcirculação.
Cenoura
Igualmente, a cenoura também é um forte aliado da saúde. Contendo betacaroteno, uma dieta que contenha cenoura tem ação na diminuição dos efeitos da radiação Ultravioleta na pele.
Assim como também pode auxiliar na proteção da pele contra câncer, rugas e outras doenças epiteliais.
Cacau
De acordo com nutricionistas, o cacau é um aliado e tanto na alimentação saudável na terceira idade. Assim como outras frutas, o cacau é rico em antioxidantes.
Sua alimentação, tanto no chocolate com alta porcentagem ou em outros produtos que contenham cacau, pode auxiliar na diminuição de danos causados pela radiação recebida durante o dia.
Dieta para idoso no café da manhã, almoço e jantar
Em cada uma dessas refeições é importante ter macro e micronutrientes. A escolha certa de cada um deles irão gerar energia, saúde óssea e melhorar a mente. Ainda assim, prevenção de anemia, doenças ósseas e depressão, podem ser feitas com alimentação saudável.
Veja alguns exemplos de micronutrientes: ovos, grãos integrais, verduras verde-escuras, frutas etc.
privilegie alimentos com maior teor de zinco, cálcio, magnésio, lítio, cromo e as demais citadas ao longo do texto.
Quanto aos macronutrientes, dê preferência para gorduras saudáveis, carboidratos complexos (evite glúten, farinhas brancas e açúcares industrializados) e as melhores proteínas.
O leque de opções é grande. Para fazer um cardápio o mais saudável possível, escolha a dieta para idoso de acordo com seu gosto. Um nutricionista é o profissional ideal para te ajudar nessa ‘missão possível’.
Leia mais: O que muda na dieta depois dos 50 anos? Veja o que não pode faltar!
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Triptofano: para que serve? Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar: Ajuda na construção e manutenção da massa muscular; Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar); Auxilia no controle do apetite; Contribui para a boa memorização.