Fontes de gordura boa: 15 alimentos poderosos para sua saúde

Está procurando fontes de gordura boa? Ao contrário do que somos levados a pensar, existem muitas gorduras que são consideradas benéficas para a nossa saúde.

Entretanto, existe muita  confusão quanto ao impacto que elas podem ter, e em quais alimentos nós podemos de fato encontrar elas. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e conheça as 15 melhores opções de alimentos fontes de gordura boa.

Em suma, as gorduras tem uma péssima fama por causa do potencial delas em danificar o organismo. O fígado e o sistema cardiovascular são os que mais sofrem com o acúmulo delas, sem falar que as gorduras também estão por trás do ganho de peso.

Felizmente, quando se trata de gorduras de boa qualidade, os efeitos são totalmente opostos, de forma que elas acabam sendo bastante saudáveis.

15 opções de alimentos fontes de gordura boa

Por incrível que pareça, as gorduras boas estão presentes em uma grande variedade de alimentos. Algumas são de origem animal, em cortes específicos de carnes, enquanto outros são produtos vegetais, como vegetais, sementes e até mesmo algumas frutas.

Talvez essa variedade de opções seja justamente um dos motivos pelos quais há uma certa confusão sobre quais são as fontes de gordura boa.

Obviamente que, para se ter uma alimentação saudável e balanceada, não basta apenas acrescentar esses alimentos aleatoriamente na dieta. Contudo, além deles serem fontes de gordura boa, eles também apresentam diversos outros nutrientes, os quais são indispensáveis para a saúde.

Dito isso, confira a seguir os principais exemplos desses alimentos, e procure acrescentá-los no seu dia a dia:

  1. Óleo de coco
  2. Amendoim
  3. Nozes
  4. Semente de gergelim
  5. Soja
  6. Abacate
  7. Azeite de oliva extra virgem
  8. Carnes de peixes
  9. Azeitona verde
  10. Semente de abóbora
  11. Amêndoa
  12. Iogurte grego
  13. Castanha-do-Pará
  14. Chocolate amargo
  15. Semente de linhaça

Quais são os benefícios dessas gorduras?

De maneira geral, as gorduras que conhecemos por serem prejudiciais são, principalmente, as gorduras trans e as gorduras saturadas. Já as gorduras que são consideradas benéficas são insaturadas, sendo divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Um dos principais exemplos delas é o ômega-3, um ácido graxo que é muito cobiçado do ponto de vista nutricional. Mas afinal, o que essas fontes de gorduras boas podem nos oferecer?

A princípio, enquanto as gorduras nocivas prejudicam o sistema cardiovascular, as gorduras insaturadas ajudam a protegê-lo. Quando no nosso organismo, elas agem como anti-inflamatórios e antioxidantes, e ajudam na circulação sanguínea.

Através dessas propriedades, as gorduras boas conseguem regular os níveis de colesterol e impedir o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose e infarto.

Não é porque as gorduras são boas que elas podem ser consumidas a vontade

Por fim, não podemos deixar de salientar que, apesar de serem de altíssima qualidade, as gorduras boas ainda são gorduras. Ou seja, comer o abacate, amendoim, nozes, chocolate amargo, castanhas-do-Pará e outros alimentos fontes de gordura boa em excesso irá levar à problemas de saúde. Portanto não se empolgue com essas opções, e sim mantenha o consumo moderado delas.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915