Sofre com candidíase? Saiba que mudanças na dieta podem fazer toda diferença

De antemão, a candidíase é um problema de saúde extremamente comum. Existem alguns fatores que contribuem para que ela se desenvolva, mas felizmente a doença costuma ser bem tratável. Mas você sabia que a alimentação pode ser uma aliada para solucionar esse problema. Venha com o SaúdeLab e fique por dentro de alimentos para candidíase que auxiliam no tratamento dela.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que as nossas refeições possam ter influência em uma doença como a candidíase. Porém nunca devemos subestimar o poder que os nutrientes e propriedades dos alimentos possuem no nosso corpo. Muitos problemas de saúde são resolvidos com a ajuda de mudanças nos hábitos alimentares, e com a candidíase não é diferente.

O que a candidíase é de fato?

Primeiramente, antes de falar sobre os alimentos para candidíase, é importante entender o que essa doença realmente é. Talvez você já saiba disso, mas o nosso corpo é repleto de microrganismos, por dentro e por fora, e a maioria deles são inofensivos. Um desses microrganismos é a Cândida albicans, uma espécie de fungo presente principalmente nas genitais dos homens e mulheres, e causador da candidíase.

Quando temos alguma baixa na imunidade ou desregulação da flora genital, ou estamos sob o uso de antibióticos, esse fungo pode se proliferar mais que o normal. Com isso, ele deixa de ser inofensivo e passa a ser prejudicial, causando a candidíase. Os sintomas podem variar de caso para a caso, mas geralmente a doença costuma causar coceiras, corrimentos e inchaços na genitais, bem como dores ao urinar.

Leia mais: O que causa candidíase? Retire todas suas dúvidas e aprenda como se cuidar

Alimentos para candidíase: o que comer e evitar?

A princípio, os vegetais são indispensáveis para ter um maior sucesso no combate à candidíase, especialmente os vegetais folhosos, como a couve e o brócolis. O mesmo vale para as frutas, mas nesse caso, tente dar preferência pelo maracujá, limão, frutas vermelhas e similares. Além de serem muito nutritivas, elas também tem baixo índice glicêmico, contendo então poucos carboidratos.

Sob esse ponto de vista, os açúcares e carboidratos são justamente o principal tipo de alimentos que não devem ser consumidos por quem tem candidíase. Isso se dá pelo fato de que os carboidratos servem como excelente fonte de alimento para o fungo causador da doença. Logo, comer muitos doces, massas e outras fontes de carboidratos pode piorar os sintomas da candidíase e dificultar o combate à ela.

Apenas a alimentação não é uma solução

Conforme fora dito, os alimentos para candidíase podem ser aliados no combate à candidíase. Mas isso não significa que eles são uma solução ou tratamento para o problema. Se você suspeita estar com candidíase, o primeiro passo é procurar o atendimento médico. Dessa forma você não só terá um diagnóstico certo, como também já terá acesso aos medicamentos necessários para realmente tratar o problema.

Assim que você estiver sob o devido tratamento, existem outros cuidados que você pode adotar além dos alimentos para candidíase. Um deles é em relação as roupas, especificamente calças, shorts e roupas íntimas. Procure usar vestimentas que não sejam apertadas, e nem de materiais sintéticos. Ademais, é muito importante que você cuida da saúde das suas genitais, mantendo elas sempre bem higienizadas e hidratadas.

Leia mais: Banho de Assento: saiba para que serve e como fazer corretamente

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915