Coentro e Salsinha: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

O coentro e a salsinha são ótimos aliados da digestão e do funcionamento do fígado.

O coentro e a salsinha no Brasil são popularmente conhecidos como “cheiro verde”. Ambas são plantas condimentares, utilizadas em diferentes lugares do mundo há centenas de anos. O coentro e a salsinha pertencem à família Apiácea, e apesar de serem muito parecidos, seu cheiro e sabor são bem distintos. A semente do coentro também é muito utilizada como condimento, sendo um dos ingredientes do Cury. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Quais os benefícios do coentro e da salsinha

O coentro e a salsinha são ótimos aliados da digestão e do funcionamento do fígado, ajudando a combater infecções intestinais. Além disso, eles ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, por ser muito rico em caroteno e substâncias antioxidantes.

Ambos são ervas culinárias populares em todo o mundo e são frequentemente usados para dar sabor e aroma a pratos salgados. Um fato curioso sobre elas é que algumas pessoas possuem uma aversão genética ao sabor do coentro, enquanto outras adoram. Essa aversão é devido a uma variação genética em um receptor olfativo que faz com que o coentro tenha um sabor desagradável para algumas pessoas.

Já a salsinha é conhecida por ser uma excelente fonte de vitamina C, além de conter compostos antioxidantes que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. As ervas são fáceis de cultivar em casa e podem ser usadas frescas ou secas em uma variedade de pratos, desde saladas e sopas até guisados e molhos.

Como comprar coentro e salsinha

Os temperos são vendidos em maços, escolha as folhas verdes, túrgidas, que tenham um aspecto de que foram acabadas de ser colhidas. Evite os maços que tenham cores amareladas, escuros ou que estejam murchos.

Veja também: Como fazer para congelar temperos frescos? Saiba como conservar salsa e a cebolinha

Como armazená-los de maneira correta

Em condições naturais as folhas podem murchar e estragar com muita facilidade. Caso não as consuma imediatamente após a compra, o ideal é que sejam mantidas dentro da geladeira.

Para que o seu tempo de duração aumente, uma dica é descartar as folhas amareladas e guardá-las em um saco plástico ou vasilhas com tampa. Dessa maneira elas podem ser armazenadas por até cinco dias.

Se preferir congelar, primeiro deve-se lavar e picar as folhas. Em seguida coloque as folhas em forminhas de gelo e acrescente água. Quando estiverem congeladas retire as forminhas e mantenha no congelador em uma embalagem plástica. Adicione os cubinhos de gelo na panela para consumir.

Como higienizar o coentro e a salsinha

Lavá-los em água corrente e logo em seguida deixá-los de molho na água misturada com bicarbonato de sódio ou vinagre por até 15 minutos, em seguida enxaguar em água corrente para consumi-los, a fim de garantir a total eliminação das toxinas que possam ter ficado no alimento.

Como consumir o coentro e a salsinha

As folhas dos temperos podem ser consumidas em quase todos os pratos salgados. Desde arroz, feijão, farofa, carnes sopas, elas também podem ser adicionadas cruas em saladas, sanduíches, marinadas e temperos. O coentro é muito utilizado para temperar peixes em muitas regiões brasileiras. No Nordeste ele é utilizado em todos os pratos.

Veja também: Tempero Caseiro Edu Guedes: aprenda a fazer em casa essa combinação perfeita de sabor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação