Colesterol alto? Conheça 3 alimentos que podem ajudar a diminuí-lo

Se apegue as dicas saudáveis e elimine os riscos de doenças cardiovasculares

O colesterol alto é uma condição que preocupa todo indivíduo que tem seu diagnóstico positivo. O Saudelab vai te contar, nesta matéria, quais são os perigos desse distúrbio e mostrar 3 alimentos que podem auxiliar na diminuição.

De acordo com uma pesquisa publicada no The Lancet, o periódico científico considerado como um dos mais importantes do mundo, é importante se cuidar mais com relação ao colesterol a partir dos 25 anos de idade. Confira hoje 3 alimentos que podem diminuir o colesterol e os que precisam ser evitados.

O que o colesterol alto pode causar no corpo

Primeiramente, cientistas analisaram cerca de 400 mil pessoas, localizadas em mais de 18 países diferentes, com a premissa de analisar os efeitos do colesterol alto no corpo. 

A princípio, foi constatado que aos 25 anos o corpo começa a demonstrar os efeitos desta condição e que já uma ligação extremamente direta com possíveis problemas cardiovasculares como infarto ou AVC.

Além disso, o LDL (considerado o colesterol ruim) em níveis altos é a segunda maior causa do desenvolvimento de doenças arteriais coronarianas, perdendo apenas para a hipertensão arterial.

Do mesmo modo, as análises com os participantes da pesquisa observaram ligações indiretas com outros fatores de risco, como diabetes e hipertensão arterial. 

alcachofra é bom para colesterol alto
A propósito, a alcachofra é um dos alimentos que ajuda a baixar o colesterol. Fonte: Canva Pro

Quando ocorre o colesterol alto?

O LDL, o colesterol ruim, preocupa pelo fato de que, quando encontrado em níveis altos no corpo, pode causar entupimento nas artérias. Nesse sentido, o entupimento se dá pelo acúmulo de gordura nas paredes dessas artérias.

Já o HDL, que é considerado o colesterol bom, pode causar problemas na saúde se for encontrado em níveis baixos, trazendo riscos ainda mais perigosos ao corpo humano. Dessa forma, é de suma importância realizar exames para monitorar os níveis de colesterol, a fim de evitar problemas futuros.

O que uma pessoa com colesterol ruim alto não deve comer

O corpo humano precisa do colesterol para várias funções no organismo, porém quando está fora de controle ele acaba sendo um vilão. Por isso saber os alimentos que pioram o seu colesterol é superimportante.

Comece as boas escolhas logo pela manhã e não coma:

  1. Embutidos: salame, salsicha, presunto gordo;
  2. Leite integral e derivados;
  3. Frituras;
  4. Pães e bolos recheados, ou mesmo biscoitos gordurosos.

O que não comer no almoço e jantar?

Carnes vermelhas, carboidratos simples, como arroz branco, batata e macarrão, devem ser reduzidos ao máximo. As sobremesas como tortas, sorvetes e aquelas mais calóricas devem ficar para depois.

Esses são alguns exemplos que aumentam seu colesterol. Nesse sentido, você deve substituí-los por outros que vão lhe dar saciedade e recuperar a saúde. Logo, escolha frutas com menos carboidratos, troque a janta por algo mais leve e assim, além de controlar seu peso o colesterol diminui. Veja outras opções a seguir de alimentos que podem diminuir o colesterol.

Alimentos que podem diminuir os níveis de colesterol

De acordo com profissionais de saúde, além de medicamentos para a baixar dos níveis de colesterol, também existem alimentos que podem diminuir os níveis de colesterol e ajudar no processo de controle. Entre eles, a maior importância é de que gorduras sejam evitadas. Abaixo, você pode conferir três alimentos prescritos por profissionais de nutrição para uma dieta saudável:

Aveia e fibras insolúveis

Em síntese, uma dieta rica em fibras causa saciedade por mais tempo. A aveia tem em sua composição a betaglucana, que é responsável pelo retardamento do esvaziamento gástrico, melhorando a circulação, controlando a glicemia e nos deixando saciados por mais tempo. Além disso, as propriedades da betaglucana inibem a absorção de gordura no organismo.

Alcachofra

Como resultado de estudos, pesquisadores constataram que o extrato da alcachofra tem ação direta no LDL, reduzindo-o consideravelmente. Em síntese, a alcachofra tem propriedades antioxidantes, os flavonoides. 

Além disso, o produto também contém as propriedades cinarina e inulina, que agem quebrando e atraindo as moléculas da gordura para as fezes, eliminando-a.

Leia mais: Chá de alcachofra realmente emagrece? Conheça seus poderes e usufrua dos benefícios

Peixes e frutos do mar não gordurosos

O Ômega 3, substância facilmente encontrada em peixes como salmão e atum, é considerado uma gordura boa, chamada de insaturada. Os benefícios no consumo de gorduras insaturadas são: redução do colesterol alto, diminuição no risco de coágulos nas artérias, prevenção nas doenças cardiovasculares e outros. Esses benefícios se dão pelo fato de que o Ômega 3 é responsável por tornar o sangue mais fluido.

Leia mais:  Sucos Naturais: Tudo Que Há Para Saber Sobre Eles

A importância do acompanhamento profissional

Um paciente com níveis alterados de colesterol necessita de uma nova rotina de alimentação e exercícios. Ao constatar um exame que diagnostica colesterol alto, é de suma importância procurar um profissional de saúde e nutrição. 

Este, saberá como instruir corretamente o paciente, inserindo uma dieta saudável em sua rotina, exercícios ou medicamentos caso seja realmente necessário. 

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação