Ansiedade causa pressão alta? Veja se existe alguma relação entre elas

Algumas pessoas dizem que ansiedade causa pressão alta, mas será que é verdade? Atualmente, cada vez mais pessoas tem desenvolvido e sofrido com a hipertensão arterial. Esse é um problema que está diretamente ligado com os nossos hábitos do dia a dia.

Por isso surge a dúvida de se ela está ou não ligada com a ansiedade e condições do tipo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se a ansiedade causa pressão alta e veja se existe alguma relação entre elas.

Sem dúvidas, quem sofre de ansiedade sabe muito bem como os sintomas dessa condição podem variar. Em alguns casos ela é mais leve, enquanto em outros as crises de ansiedade conseguem prejudicar a saúde de quase todo o organismo.

Consequentemente, não é difícil imaginar que, dentre os diferentes problemas que a ansiedade causa, a hipertensão seria um deles.

A ansiedade causa pressão alta mesmo?

Antes de mais nada, para respondermos esse questionamento, precisamos entender melhor como a ansiedade afeta nosso corpo no geral. No caso, durante episódios ou crises de ansiedade, o organismo tende a liberar hormônios como o cortisol e adrenalina, como um mecanismo de proteção.

Estes hormônios causam algumas alterações no sistema cardiovascular, e são imprescindíveis para entendermos porque a ansiedade causa pressão alta.

Quando o cortisol e a adrenalina passam a circular pelo corpo, eles aceleram os batimentos do nosso coração. Por consequência, a circulação de sangue nos vasos aumenta, juntamente com a pressão arterial.

Sendo assim, de fato a ansiedade causa pressão alta. Mas ela é apenas temporária, de forma que não costuma estar relacionada com uma hipertensão crônica ou de longo prazo.

A ansiedade é um grande fator de risco para pessoas hipertensas

Conforme fora dito, a ansiedade causa pressão alta, mas não deixa uma pessoa hipertensa de fato. Logo, se você é uma pessoa hipertensa, a ansiedade pode agravar consideravelmente o quadro, que leva à diversos danos no sistema cardiovascular, especialmente à longo prazo.

O mesmo vale para o estresse do dia a dia, que assim como a ansiedade, é um fator de risco para a hipertensão nesse aspecto.

Sintomas importantes da hipertensão e ansiedade

Por fim, agora que você entender a questão de se a ansiedade causa pressão alta, vale a pena conhecer um pouco dos sintomas de cada um. Assim, se você é ansioso ou hipertenso, fique atento com os sinais que cada condição pode manifestar para saber se é possível que elas estejam conectadas.

Dito isso, confira a seguir os principais sintomas da hipertensão no nosso organismo:

  • Tontura
  • Pontos na visão
  • Vômitos
  • Dores de cabeça
  • Náuseas

Quanto a ansiedade, conforme fora dito, os sintomas são bem variados. Ela se manifesta tanto no nosso físico quanto no nosso psicológico. E estes sintomas por sua vez ainda s diferem de uma pessoa para outra. Mas dentre os principais sinais que ela costuma apresentar, podemos citar os seguintes:

  • Sudorese
  • Fraqueza muscular
  • Alterações nos batimentos
  • Nervosismo
  • Dores no peito
  • Problemas de concentração
  • Palpitações
  • Tensão nos músculos
  • Inquietação

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915