Após cirurgia de catarata, pode beber cerveja? Saiba dos cuidados indispensáveis

A saúde dos nossos olhos pode ser afetada por inúmeras condições, algumas sendo mais graves e difíceis de se lidar do que outras. Um exemplo bem comum dessas condições é a catarata, que necessita de intervenção cirúrgica para ser solucionada. Nesses casos, é preciso ter alguns cuidados no pós-operatório. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se, após cirurgia de catarata, pode beber cerveja ou se ela é contraindicada.

Mesmo sabendo que a cerveja é prejudicial para a saúde, muitas pessoas consomem ela socialmente, o que é compreensível e pode ser seguro se o consumo for moderado. Entretanto, as vezes nos encontramos em condições de saúde em que a cerveja será problemática independente da quantidade. Por isso é necessário refletir se, após cirurgia de catarata, pode beber cerveja com segurança e sem arriscar a saúde.

O processo por trás da cirurgia de catarata

De maneira geral, a catarata é uma condição que afeta o cristalino dos olhos. Essa estrutura é responsável por converter a luz que adentra nos olhos em imagens. Porém quando a pessoa sofre de catarata, esse cristalino começa a desenvolver uma opacidade. Consequentemente, as imagens geradas perdem sua nitidez com o tempo, ficando com um aspecto esbranquiçado.

A catarata costuma ser causada pelo envelhecimento, traumas ou uso de determinados medicamentos, e conforme fora dito, necessita de intervenção cirúrgica. Nesse processo, a lente natural que se encontra turva e afetada é substituída por uma lente intraocular. Ela é basicamente uma lente nova, sintética e transparente que consegue recuperar a normalidade da visão.

Leia mais: Quem toma remédio de pressão pode beber cerveja ou não? Saiba tudo agora mesmo!

Após cirurgia de catarata, pode beber cerveja?

Se você já bebeu cerveja ou qualquer bebida alcóolica em grandes quantidades, então você sabe que o álcool tem a capacidade de deixar a nossa visão turva. Por incrível que pareça, esse efeito é problemático para o pós-operatório da catarata. No caso, se a visão estiver turva, a recuperação dela será prejudicada, de forma que o risco de acidentes e lesões é severamente aumentado.

Outro problema da cerveja é que ela leva à desidratação. Para que o organismo possa se recuperar de procedimentos cirúrgicos como esse, ele precisa estar bem hidratado. Ademais, a cerveja também pode aumentar as chances de sangramento, reforçando ainda mais as dificuldades de recuperação. Sendo assim, após cirurgia de catarata, não pode beber cerveja em hipótese alguma.

Outros cuidados importantes no pós-operatório

Primeiramente, ao término da cirurgia de catarata, o primeiro passo é buscar orientações e cuidados com o seu médico. Apenas ele saberá quais são as suas necessidades em específico. Mas de qualquer forma, existem cuidados gerais que podem ser muito úteis para a recuperação da grande maioria das pessoas. Portanto, se você passou por uma cirurgia de catarata, confira alguns deles a seguir:

  • Fique atento com quaisquer problemas e desconfortos no curativo.
  • Aplique os colírios no tempo e frequência recomendados
  • Nunca esfregue, coce ou massageio os seus olhos.
  • Priorize o repouso, e evite atividades físicas temporariamente.
  • Durante a primeira semana, não durma virado para lado do olho operado.

Leia mais: Pode dormir com lente de contato? Entenda quão grave é a situação

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915