Araticum do brejo é comestível? Conheça mais sobre essa fruta exótica

Você já ouviu falar do araticum do brejo? Se não, você definitivamente não é o único. Em comparação com outras frutas, como a maçã ou banana, ele muito pouco conhecido. Consequentemente, algumas pessoas ficam até na dúvida de se o seu consumo é ou não seguro. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o araticum do brejo é comestível, e quais as suas principais propriedades.

De antemão, sabemos bem que as frutas estão entre os alimentos mais saudáveis e benéficos que podemos consumir no dia a dia. Entretanto, o que costumamos esquecer é que nem todas elas são inteiramente seguras. Dependendo da fruta, ela pode apresentar nutrientes e compostos nocivos para a nossa saúde. Resta saber se esse é o caso do araticum do brejo, ou se ele pode ser incluso na alimentação.

O araticum do brejo é comestível ou não?

Antes de mais nada, precisamos mencionar que o araticum do brejo é um nome popular. Ou seja, existe mais de uma fruta que é chamada de araticum do brejo. Entretanto, as frutas que recebem esse nome são variações do araticum, e costumam ser bastante similares, tanto na aparência quanto do ponto de vista nutricional.

Por dentro, a polpa do araticum tem uma coloração bege ou alaranjada, e em meio a ela existem sementes. Por incrível que pareça, essas sementes de fato possuem toxinas. Elas são comumente usadas como um inseticida natural e até como remédio para eliminar piolhos. Mas felizmente, se você retirar as sementes, o araticum do brejo é comestível e perfeitamente seguro.

No caso, a polpa do araticum é bastante rica em nutrientes e compostos benéficos. Podemos encontrar diversas vitaminas, especialmente aquelas que pertencem ao complexo B,  e uma variedade considerável de minerais. Ou seja, não só o araticum do brejo é comestível, como ele pode ser uma ótima adição na dieta.

Principais benefícios do araticum para a saúde

  • Promove a saúde óssea: dentre os minerais mais expressivos do araticum do brejo, podemos citar o fósforo e o cálcio. Ambos são indispensáveis para a manutenção da estrutura e saúde dos nossos ossos.
  • Aumenta a imunidade: as vitaminas B1 e B3, encontradas no araticum, são compostos que ajudam a garantir o bom funcionamento do sistema imunológico e que reforçam as defesas do organismo.
  • Protege o sistema cardiovascular: essas mesmas vitaminas também são aliadas da saúde cardiovascular. Elas não só ajudam a reduzir os níveis de colesterol, como também promovem a atividade cardíaca.
  • Age como diurético: por fim, em conjunto, os nutrientes do araticum do brejo exerce uma ação diurética no corpo. Isso significa que a produção e eliminação de urina é estimulada, o que por sua vez promove a saúde do sistema renal e do organismo como um todo.

Quais são as melhores formas de consumir o araticum do brejo?

Por fim, sabendo que o araticum do brejo é comestível e ainda oferece benefícios para nós, resta apenas aprender a como consumi-lo. Assim como a grande maioria das frutas, ele pode ser comido in natura, tomando cuidado com as sementes conforme foi mencionado anteriormente. Mas a fruta também é comumente usada para fazer sucos, doces e até mesmo alguns caldos de carnes e outros pratos salgados.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915