Conhece o Buriti? Veja os principais benefícios para saúde e beleza

Assim como a grande maioria das frutas, o buriti pode ser consumido in natura

Por mais que as frutas sejam indispensáveis para uma boa alimentação e saúde, é importante reconhecer que a grande maioria das pessoas estão limitadas ao consumo das frutas mais comuns. Com isso, frutas como o buriti ficam de fora da nossa alimentação, fazendo com que percamos seus benefícios. Portanto, venha com o SaúdeLab conhecer os principais benefícios da fruta exótica para saúde e beleza.

De antemão, talvez você já tenha ouvido falar no buriti, visto que o termo é amplamente utilizado para se referir aos buritizeiros, palmeiras bastante comuns do Brasil e que dão origem ao fruto. Entretanto, é muito provável que você desconheça os benefícios do buriti, e o que essa saúde pode oferecer para nossa saúde e beleza.

O que é o Buriti de fato?

Conforme fora dito, o buriti é fruto dos buritizeiros, uma espécie de palmeira muito presente em todas as regiões do Brasil, com exceção do Sul. Podendo chegar a até 30 metros de altura, a árvore é geralmente encontrada próxima de fontes de água, como rios e nascentes. Contudo, o que mais merece destaque não é a árvore em si, e sim o fruto que ela produz.

O buriti é uma fruta rica em antioxidantes, proteínas, vitaminas e sais minerais diversos. Através de seus nutrientes, ele é capaz de oferecer benefícios para múltiplas áreas do nosso organismo. Ademais, ele também é reconhecido como uma fruta muito boa no quesito de beleza, sendo até mesmo utilizado na fabricação de cosméticos.

Leia também: Benefícios do Cambuci: 6 motivos para essa fruta não faltar na sua dieta

Benefícios do buriti para o nosso corpo

Buriti
Conhece o Buriti? Veja os principais benefícios para saúde e beleza. Foto: Canva PRO

1. Prevenção de doenças

Além de ter uma ação antibacteriana, combatendo bactérias indesejadas, o buriti também tem um potencial anti-inflamatório capaz de ajudar da prevenção de certos cânceres.

2. Imunidade

Juntamente com a ação anti-inflamatória, a vitamina C presente na fruta atuam de modo a aprimorar o funcionamento do sistema imunológico.

3. Saúde da pele

Ele faz reparo de danos na pele. O óleo de buriti é um excelente protetor contra os raios solares, e restaura a umidade da pele retirada por eles.

4. Faz bem para o cabelo

O buriti auxilia na hidratação dos fios, assim, o cabelo também pode ser beneficiado pelo óleo de buriti. Através dele, os fios ficam mais hidratados, fortes e suaves, além de ganharem uma proteção extra contra o Sol.

5. Ação antioxidante

Você sabia que o buriti combate ao envelhecimento precoce? Os antioxidantes presentes no buriti são capazes de combater os radicais livres do nosso organismo, os quais causam o envelhecimento precoce das células.

Formas de incluir o buriti na sua alimentação

Tendo em mente os principais benefícios que o buriti pode oferecer para sua saúde, é preciso considerar formas de incluir ele na alimentação. Essa tarefa pode parecer difícil, visto que o buriti é uma fruta fora do normal, porém ele pode ser aproveitado tanto quanto qualquer outra fruta.

Assim como a grande maioria das frutas, o buriti pode ser consumido in natura. Contudo, se você pretende incluir ele em receitas, saiba que ele é uma excelente adição em doces como sorvetes. geleias e mingau. Entretanto, ele também pode ser utilizado na confecção de sucos e até mesmo de vinhos.

Leia mais:  Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar e efeitos colaterais

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação