Atividades físicas e sobrepeso: conheça 3 tipos que devem ser evitadas urgentemente

Sem dúvidas, as atividades físicas são essenciais para a manutenção de uma boa saúde. Entretanto, é preciso reconhecer que, dependendo do exercício, podem haver algumas condições restritivas, como o sobrepeso. Com isso, o SaúdeLab vai apresentar 3 atividades físicas que devem ser evitadas por quem tem sobrepeso.

A princípio, cada exercício trabalha áreas diferentes do corpo através de técnicas e métodos variados. Logo, existem atividades físicas que podem ser mais ou menos apropriadas para o objetivo que você possui em mente. O mesmo vale para algumas condições de saúde, que podem ser um obstáculo para a prática de determinados exercícios.

Corridas ao invés de caminhadas

De antemão, as atividades físicas mais recomendadas para pessoas com sobrepeso são os exercícios aeróbicos. Quando feitos corretamente, eles são muito eficientes e seguros excesso de peso. As corridas, por exemplo, cumprem melhor com esse objetivo do que as caminhadas. Entretanto, isso não significa que elas sejam mais apropriadas para as pessoas com quilos a mais.

Tanto na caminhada quanto na corrida, colocamos a prova o nosso sistema locomotor, envolvendo músculos e articulações diversos na atividade. Entretanto, a pressão e esforço da corrida é muito maior do que nas caminhadas, de forma que uma pessoa com sobrepeso irá sofrer um desgaste superior.

Dessa forma, a corrida acaba sendo prejudicial, podendo levar até a lesões de articulações. Assim, tenha cuidado nas escolhas para não se prejudicar.

Atividades físicas pesadas de musculação

À primeira vista, os exercícios físicos que trabalham os músculos são essenciais para a manutenção da saúde de todos, inclusive para pessoa com sobrepeso. Através deles, o praticante não só aproveita os benefícios musculares, como também se condiciona para a prática de exercícios aeróbicos mais pesados, fazendo com que ele possa se exercitar cada vez mais com o tempo.

Por outro lado, a pessoa com sobrepeso precisa ter muita atenção durante a prática de atividades físicas de musculação. Dependendo do exercício, ele pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Sendo assim, caso a pessoa opte por essa modalidade, é importante começar com cargas leves, sob orientação profissional e com exercícios mais confortáveis. O importante é manter a constância e na medida certa para não comprometer a coluna ou outras partes do corpo que esteja mais frágil.

Praticar apenas uma modalidade

Tendo em mente essas recomendações, é possível perceber que a pessoa com sobrepeso possui mais de uma opção de exercício, podendo optar por aquelas que forem melhor para ela. Entretanto, por mais que ela tenha uma grande liberdade de escolha, o ideal é que sejam conciliadas atividades de modalidades múltiplas.

Sob esse ponto de vista, a melhor opção para pessoa com sobrepeso é praticar atividades físicas de musculação mistas sem exagerar no excesso de peso, conciliando com exercícios aeróbicos, por exemplo. Dessa forma, ela poderá tirar o maior proveito possível, se beneficiando de formas diferentes com cada modalidade.

Enfim, escolha um profissional qualificado para lhe orientar, de acordo com sua força muscular e resistência física, os exercícios que podem dar um UP na sua performance. As metas de médio a longo prazo para perder peso com saúde são mais seguras e funcionam bem mais.

Leia mais: Lavar louças queima calorias? Entenda como funciona e não duvide

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915