O azeite de dendê é remoso? Entenda seus benefícios e malefícios

Se você está pensando em usar o azeite de dendê, confira suas propriedades antes

A princípio, até que não é do Norte ou do Nordeste já ouviu falar do azeite de dendê. Ele é um ingrediente muito único, sendo utilizado no preparo de inúmeras receitas típicas. Contudo, o que não se fala muito é sobre as propriedades nutricionais dele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o azeite de dendê é remoso, e quais são os seus benefícios e malefícios para a saúde.

Quando se fala de azeite, existem inúmeras opções para se escolher no mercado. Cada uma delas possui suas aplicações e sabores específicos. Entretanto, na hora de escolher o azeite, poucas pessoas pensam no valor e qualidades nutricionais dele. Nesse aspecto, o azeite de dendê merece bastante atenção.

Como o azeite de dendê é produzido?

Antes de dizer se o azeite de dendê é remoso ou não, vale entender um pouco sobre como ele é produzido. Assim como o de oliva, o azeite de dendê é feito a partir  de uma prensagem. A diferença, obviamente, é que o de oliva é feito a partir das azeitonas de uma oliveira, enquanto o azeite de dendê é feito com a polpa do dendezeiro. Para obter essa polpa, é preciso cozinhar o fruto da palmeira para separar a semente da polpa.

Depois da prensagem da polpa, o azeite de dendê ainda tem que passar por alguns processos antes de poder ser devidamente comercializado. No caso, ele passa por um refinamento, onde ele infelizmente perde alguns de seus nutrientes originais, como a vitamina E e A. É isso que caracteriza o sabor, cor e cheiro do azeite de dendê como conhecemos, e que melhora o seu uso para frituras.

Veja também: Azeite e manteiga: qual o melhor para cozinhar? Veja como utilizar sem erros

O azeite de dendê é remoso ou não?

Caso você não saiba, os alimentos remosos são aqueles que conseguem inflamar o nosso organismo. Com isso, eles são bem prejudiciais para a nossa capacidade de cicatrização, tendo então o seu consumo contraindicado durante pós-operatórios, ou depois de fazer tatuagens ou piercings. Geralmente, essa capacidade inflamatória se dá pela presença de elementos como óleos refinados, gorduras, sal ou açúcar.

O azeite de dendê é um óleo que, conforme fora dito, passa por refinamento. Ou seja, ele é um produto que contém muitas gorduras e alguns outros problemas nutricionais. Diferente do azeite extra-virgem, as gorduras presentes no azeite de dendê são saturadas. Ou seja, elas são de péssima qualidade, podendo causar diversos prejuízos para a nossa saúde. Portanto, infelizmente o azeite de dendê é remoso de fato.

Benefícios do consumo do azeite de dendê

Por fim, é importante dizer que não é porque o azeite de dendê é remoso que você deve excluir ele da sua alimentação. Assim como o azeite de oliva, ele é uma fonte de gorduras que, se consumido com moderação, pode oferecer muitas vantagens. Sendo assim, se você usar ele em pouca quantidade e frequência, e de preferência em pratos e comidas mais saudáveis, você pode aproveitar benefícios como:

  • Melhor saúde da pele e visão
  • Fortalecimento da imunidade
  • Melhor controle do colesterol
  • Acesso a antioxidantes
  • Melhor saúde sexual

Leia mais: Cebola é remosa ou não? Conheça melhor as suas características

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação