Book Appointment Now
Para que serve a planta do Bálsamo: benefícios, como usar e Efeitos Colaterais
O bálsamo é uma conhecida planta, popular por suas características medicinais. Originária na região do México, a erva de nome científico Sedum dendroideum, já foi destacada até mesmo na bíblia por seus efeitos curativos. Assim, o “bálsamo de Gileade” foi denominado, por meio de uma metáfora, como a cura que Israel menosprezou, no livro sagrado.
A planta, que também é conhecida pelos nomes de “Bálsamo de São Thomaz”, “óleo vermelho” ou “óleo de São Tomé”, é vista como uma erva milagrosa por muitas pessoas. Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, de controle da diabetes e melhora de sintomas da gastrite, o bálsamo é muito popular nas feiras livres.
As características do Bálsamo
O bálsamo é uma planta perene, arbustiva, que pode chegar a atingir quase um metro de altura. Se desenvolve bem em solos arenosos e enriquecidos, e exige irrigação semanal em estações mais quentes, mas deve-se ter cuidado para evitar encharcamentos, visto que é uma planta suculenta.
É uma boa opção para climas tropicais e equatoriais, e é importante lembrar que o bálsamo é bem resistente a períodos de seca. Suas flores são amarelas e podem atrair insetos nectarívoros. Além disso, por não precisar de frequentes manutenções, é recomendada para jardineiros iniciantes.
Veja também: Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo sem receio
Quais são os seus benefícios?
Como dito, o bálsamo é uma planta que promete muitos benefícios para a saúde dos seus consumidores. Nesse sentido, sua fama de milagrosa não é à toa, visto todas as suas características.
Confira os benefícios do bálsamo:
- tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser usadas em casos de artrite e reumatismo;
- ajuda a controlar a glicemia devido aos flavonóides presentes em sua composição;
- contribui para a melhora das dores gástricas em razão dos seus glicosídeos com função de reduzir inflamações;
- é bom para a saúde da pele, por sua ação antioxidante;
- reduz a febre;
- previne úlceras, já que protege a mucosa do estômago;
- auxilia no tratamento da psoríase e eczemas;
- melhora problemas no ouvido, como dores e otites;
- pode ser usado para cicatrização de feridas;
- alivia enxaquecas.
Como usar o bálsamo
O consumo mais comum dessa erva é por meio do seu chá. Podem ser usadas cerca de 6 folhas para 2 copos de água para o seu preparo.
Além dessa maneira, as folhas também podem ser usadas em forma de emplastro na pele, por, em média, 3 vezes ao dia. Assim, sua ação será para tratar feridas e eczemas. Consumir o bálsamo em saladas é outra opção para aproveitar todos os benefícios dessa planta.
Para quem gosta de deixar a casa mais verde, o bálsamo também é excelente como planta ornamental!
Sobre os efeitos colaterais
O consumo do bálsamo não exige muitos cuidados, apenas para não cometer exageros. Logo, para evitar problemas como diarreia, enjoo, dor de cabeça, e até tonturas, indica-se o uso de, no máximo, 10 folhas por dia.
Quem não deve utilizar o bálsamo?
- pessoas com alergia a algum componente da planta;
- mulheres grávidas apenas com indicação médica;
- crianças com menos de 2 anos de idade.
Veja também: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar
Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS
Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.