Produção do BBB23 retira todas as pomadas de cabelo da casa; entenda

Anvisa proíbe uso enquanto são feitas as investigações de irritação ocular

Nesta segunda-feira (13), depois de informada acerca da portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a produção do BBB23 assustou os participantes com um aviso inusitado sobre pomadas de cabelo.

Recolhimento de pomadas capilares intrigam os participantes do BBB23

”Atenção Márvvila, Fred Nicácio, Sarah e Gustavo: precisamos trocar as pomadas e ceras capilares por uma questão de segurança. Devolvam as suas na despensa. Imediatamente”, enfatizou o Big Boss.

Embora sem entender, os participantes acataram, exceto Márvvila, que relutou. Fred Nicácio, que é médico, matou a charada. “E se a ANVISA proibiu? ”, e completou: “Não sabemos o que está acontecendo lá fora”.

Leia mais: Saiba quais são as pomadas modeladoras proibidas pela Anvisa

Pomadas capilares estão relacionadas com reações graves

Pomadas modeladoras de cabelo: conheça os produtos proibidos pela Anvisa
Pomadas modeladoras de cabelo: conheça os produtos proibidos pela Anvisa – Foto: Reprodução

O que eles não sabem é que pomadas modeladoras e ceras de diversas marcas, causaram coceira, vermelhidão, conjuntivite, assim como cegueira temporária em alguns consumidores. Com a proximidade do Carnaval, o uso dos produtos aumentou, levando muita gente a procurar ajuda médica. Segundo as informações, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva depois do uso dos produtos.

Consumo de pomadas e ceras suspenso imediatamente

A medida preventiva da ANVISA considerou os relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular e por isso  proibiu o comércio. A pasta afirma ainda que, enquanto a medida estiver em vigor, ”nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza”.

Além disso, a indicação é de suspensão imediata de uso doméstico e em salões de beleza, mesmo dos produtos já adquiridos anteriormente.

Os consumidores, caso tenha feito uso recente, devem lavar os cabelos com cuidado, sempre inclinando a cabeça para trás, de maneira que o produto não entre em contato com os olhos.

Porém, em caso de contato com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância e procure o serviço de saúde mais próximo de você.

A Anvisa solicita ainda que a população informe ocorrência de efeitos indesejáveis, por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Aos profissionais da beleza, o órgão adverte que não usem os produtos, uma vez que há risco também para quem os manipula.

Finalmente, ainda não há a determinação de recolhimento de todos os produtos, apenas não pode ser vendido ou usado.

A avaliação da Anvisa, foi feita em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, que juntas decidiram interditar os produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos.

Continue a leitura: Pomada de cabelo causa ferimentos em mais de 130 pessoas nos últimos dias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação