BCAA faz mal para o coração? Fique atento aos efeitos colaterais

Será que o BCAA faz mal ao coração? Atualmente, os suplementos fazem parte das dietas de muitas pessoas, especialmente das que se exercitam com frequência.

Dentre esses suplementos, um dos mais populares deles é o BCAA. O problema é que existem alguns receios quanto aos efeitos dele na saúde cardiovascular. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda se é verdade que tomar BCAA faz mal para o coração, ou se isso é só mito.

De antemão, alguns suplementos são empregados para suprir a falta ou deficiência de um nutriente no organismo. Outros são consumidos para fornecer ao corpo uma quantidade maior de um determinado composto não por estar em falta, e sim para obter benefícios a partir dele.

Esse segundo costuma ser o caso de grande parte dos suplementos de academia. Entretanto, independente do tipo de suplemento, é sempre importante consumi-los com cuidado.

BCAA faz mal para o coração mesmo?

Em suma, o BCAA é a sigla para aminoácidos de cadeia ramificada, como é o caso dos aminoácidos valina, isoleucina e leucina. Eles são responsáveis por compor incontáveis proteínas do nosso organismo, das quais grande parte estão presentes nos músculos.

Isso porque o metabolismo desses aminoácidos gera energia, atividade que é indispensável para a atividade muscular, e que justifica a popularidade do suplemento entre as pessoas que praticam exercícios.

Contudo, o receio de que o BCAA faz mal para o coração só se torna uma preocupação real se abusarmos no consumo dele. Grandes cargas de BCAA inibe o metabolismo da glicose, o que por sua vez leva à danos isquêmicos no coração e aumento nos riscos de desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Logo, se consumido com moderação, não há como dizer que o BCAA faz mal para o coração.

Cuidados importantes para o consumo do BCAA

Conforme fora dito, tomar o BCAA faz mal para o coração apenas se for excessivo. Mas nesses casos, não é apenas o coração que sai prejudicado. Como o sistema renal é responsável por filtrar nosso organismo, ele também sofre danos com aminoácidos em excesso.

Isso reforça a importância de se ter moderação no consumo do BCAA, ainda mais se você sofre de algum problema cardiovascular ou renal prévio.

Sob esse ponto de vista, antes de experimentar o suplemento, a consulta com um nutricionista é indispensável. A necessidade por aminoácidos varia de uma pessoa para outra, de acordo com seus hábitos de vida, metabolismo, rotina de exercícios, etc.

Ademais, o BCAA pode ser encontrado e consumido de diferentes formas. Logo é apenas através das orientações de um nutricionista que você conseguirá obter a forma de consumo ideal para o seu caso.

Principais benefícios do BCAA para a saúde 

Sem dúvidas não podemos falar da questão de se o BCAA faz mal para o coração e dos cuidados que ele requer, e deixar de comentar sobre os seus benefícios. Existem diferentes motivos por trás de sua popularidade, visto que seus efeitos não se limitam apenas aos nossos músculos.

Afinal, aminoácidos são essenciais para múltiplas atividades do organismo. Sendo assim, veja a seguir os benefícios de se tomar o BCAA:

  • Aumento no rendimento durante exercícios
  • Promoção do desenvolvimento dos músculos
  • Prevenção contra a perda natural muscular
  • Melhoria no desempenho em atividades físicas
  • Redução do cansaço mental e físico
  • Diminuição das dores pós esforços físicos

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação