Chá de orégano com limão: confira os seus benefícios e saiba como fazer

A princípio, muitos enxergam o orégano como um tempero simples. Porém mesmo senso tão comum e empregado, ele esconde diversas propriedades interessantes para a saúde. Por causa delas, é possível empregá-lo para fazer um ótimo chá com limão. Sendo assim, venha com SaúdeLab, confira os benefícios do chá de orégano com limão e saiba como fazer ele.

Assim como o orégano, o limão também é rico em benefícios. E assim como o mel, ele é comumente acrescentado em chás para melhorar o sabor e diversificar os efeitos da bebida. Contudo, por mais benéficos que os chás sejam, é sempre bom conhecê-los antes de experimentar. Afinal, nem sempre a riqueza deles em nutrientes e propriedades é totalmente segura para a nossa saúde.

Principais efeitos do chá de orégano com limão

  • Age como antioxidante: tanto o limão quanto o orégano são ricos em compostos antioxidantes. Eles combatem os radicais livres causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Aumenta a imunidade: esses mesmos compostos antioxidantes, especialmente a vitamina C do limão, também são aliados do sistema imunológico. Ademais, o orégano é considerado uma erva antibacteriana e antiviral, ajudando no combate de diversas infecções.
  • Favorece a saúde cardiovascular: acredita-se que o limão seja um aliado no processo de emagrecimento, e que ele melhora a circulação de sangue. Ambos os efeitos fazem toda a diferença para a saúde cardiovascular.
  • Ameniza dores generalizadas: o orégano é fonte de compostos anti-inflamatórios que, obviamente, combatem inflamações pelo organismo. Contudo, esse efeito é especialmente vantajoso para combater dores, especialmente as musculares, causados por esforço físico ou por problemas como torcicolo.

Leia mais: Limão para Arroto: saiba como amenizar esse desconforto de forma natural

Existe algum tipo de contraindicação para o chá de orégano com limão?

Diferente de outros tipos de chá, o orégano com limão é considerado bastante seguro. Em meio ao orégano, a acidez do limão, que pode ser prejudicial em alguns casos específicos, dificilmente se torna um problema. Dessa forma, a única forma em que o chá de orégano com limão poderia ser contraindicado é para quem é alérgico ou intolerante à algum dos ingredientes, algo que é mais comum com o orégano do que com o limão. Fora isso, se consumido com moderação, a bebida tende a ser perfeitamente segura.

Passo a passo para preparar o chá em casa corretamente

Por fim, agora que você conhece melhor algumas das propriedades do chá de orégano com limão, e sabe de suas contraindicações, resta apenas aprender a fazê-lo. Felizmente, por ser um chá, o preparo é relativamente simples. Mas é sempre bom se atentar as quantidades e etapas, tanto por precaução quanto para garantir um chá saboroso. Sendo assim, confira o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo alto, acrescente uma xícara de água filtrada.
  2. Quando a água da panela estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de orégano e duas fatias de limão.
  3. Em seguida, mantenha a panela tampada por aproximadamente 10 minutos para fazer a infusão.
  4. Por fim, passado o tempo, coe a mistura em uma xícara e já pode se servir.

Leia mais: Chá de camomila é bom para diarreia? Descubra seus poderosos efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915