Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

O caldo de cana é uma bebida muito tradicional no Brasil. Ele é consumido de diversas formas, e pode servir perfeitamente como um lanche bem refrescante para as suas manhãs e tarde.

Contudo, as pessoas costumam não ter muita atenção dos efeitos dela no nosso corpo. Portanto, o SaúdeLab vai te explicar se o caldo de cana engorda, quais as calorias dele, e se diabético pode tomar.

À primeira vista, podemos pensar que o caldo de cana é uma bebida inofensiva. Afinal, ele é feito apenas com a cana-de-açúcar. Entretanto, por mais que ela seja um ingrediente natural, nunca podemos esquecer que ela é a fonte do açúcar que consumimos normalmente, muitas vezes através de doces.

Benefícios do Caldo de Cana

Vários estudos científicos mostram os benefícios do caldo de cana, inclusive ele pode ser considerado um suplemento natural podendo ser utilizado como um pré-treino caseiro devido à riqueza de nutrientes e pelo valor energético.

As principais vitaminas são as do complexo B que são importantíssimas em várias funções do organismo como funcionamento do trato digestório, produção hormonal entre outros. Mas, não só isso, ele ainda é rico em vários minerais como ferro, cálcio e magnésio.

A riqueza de nutrientes se dá pela extração artesanal do caldo da cana de açúcar, por ser pouco manipulado ele mantém uma série de nutrientes do vegetal. Outra característica importantíssima do caldo de cana é seu efeito antioxidante devido a todos os nutrientes presentes na bebida.

Aliás, estudos apontam para efeitos positivos na regeneração do globo ocular, por exemplo.

Outro efeito importante é a ação probiótica no intestino.

Mas, vale ressaltar, não adianta consumir o caldo de cana com um estilo de vida pouco saldável, neste caso ele só trará malefícios devido ao excesso de açúcar e calorias. Afinal, é uma bebida com alto índice glicêmico.

Dentre as recomendações de consumo para indivíduos com estilo de vida saudável, pode se considerar tomar até 2 vezes na semana e consumir, preferencialmente no período da manhã para que o metabolismo da bebida seja mais eficiente.

Leia mais: Óleo de Prímula auxilia na menopausa e TPM; conheça seus benefícios

Principais componentes do caldo de cana

Primeiramente, ao contrário do que é popularmente dito, o caldo de cana não é composto apenas de açúcar puro.

Na verdade, a água é o que compõem a maior parte de sua composição. Em meio a ela, é possível encontrar alguns nutrientes como antioxidantes e potássio, os quais podem ser muito proveitosos para a saúde do nosso organismo.

Contudo, com exceção desses compostos, a bebida infelizmente não tem muito de bom para oferecer.

Tabela Nutricional

1 copo americano de Caldo de Cana (aprox. 190 ml) possui:

  • Calorias 108 cal
  • Carboidratos: 30 g
    • Fibra alimentar: 0,2 g
    • Açúcar: 29,8 g
  • Proteínas: 0 g
  • Gorduras Totais: 0 g
  • Colesterol: 0 g

Por mais que o caldo de cana tenha mais água do que açúcar, isso não significa que as quantidades dele sejam pequenas. Na verdade, o sabor extremamente doce da bebida se dá justamente por causa do excesso de açúcar contido nela.

Dessa forma, ela pode conter cerca de 30g de carboidratos por copo americano (190ml), que é uma quantidade equivalente a 3 colheres de arroz ou um prato de macarrão, e 65 calorias a cada 100ml.

Quem tem diabetes pode consumir a bebida?

De maneira geral, uma pessoa com diabetes precisa impor diversas limitações em sua alimentação. Isso se dá pelo fato de que a doença prejudica severamente a capacidade do organismo de regular os níveis de glicose no sangue.

Logo, determinados alimentos passam a ser bastante problemáticos para o diabéticos se forem consumidos. Sob esse ponto de vista, o caldo de cana acaba sendo um dos principais exemplos de alimentos a serem evitados. Portanto, os diabéticos não devem tomar caldo de cana com frequência.

Algumas pessoas costumam dizer que, por ser uma bebida natural e simples, o caldo de cana pode de fato ser consumido moderadamente por diabéticos.

Contudo, conforme fora dito, a bebida possui quantidades muito altas de açúcar e carboidratos no geral, que são justamente os compostos que mais pioram a diabetes. Portanto, é muito importante que os diabéticos evitem completamente o consumo dessa bebida.

Tenha moderação no consumo independentemente da sua saúde

Por fim, mesmo que você não seja diabético, ainda é necessário consumir caldo de cano moderadamente. Afinal, além de ser rico em carboidratos, a bebida também é bastante pobre do ponto de vista nutricional. Juntamente com a grande quantidade de calorias, essas qualidades fazem dela uma grande bomba para o organismo.

Sendo assim, consumo com moderação para evitar problemas de saúde, como a própria diabetes.

Leia mais: Pé de Galinha é tudo de bom! Veja seus benefícios e inclua já no seu cardápio

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915