Chá de hibisco realmente emagrece? Confira 10 benefícios reais da bebida

O hibisco é uma bela flor de coloração avermelhada, muito famosa em jardins e canteiros de países tropicais como o Brasil. De suas pétalas desidratadas surgiu o famoso chá, conhecido pelo alto nível de antocianinas, utilizado em dietas de emagrecimento.

Entretanto, será que a bebida realmente ajuda a emagrecer? Confira hoje no SaúdeLab todos os benefícios que ela oferece à sua saúde!

Rico em nutrientes, o chá de hibisco proporciona, de fato, diversos benefícios à saúde. Porém, seu uso deve ser regulado, de acordo com recomendações feitas por especialistas.

Nesse caso, ingerida da forma errada, a bebida pode, inclusive, causar danos à saúde de quem a toma. Por isso, veja agora tudo que você precisa saber para estar bem informado sobre o assunto!

Conheça os benefícios do hibisco para a sua saúde

As pétalas da famosa flor avermelhada, de nome científico Hibiscus sabdariffa são geralmente vendidas na forma desidratada ou em cápsulas, em lojas de produtos naturais. Aliás, sua intensa coloração vermelha já revela seu maior poder nutricional: ela é rica em antocianinas, as quais possuem um grande potencial antioxidante.

Todavia, o hibisco também contém outros nutrientes e pode auxiliar em diversos processos relacionados à sua saúde. Confira!

Leia também: Chá da folha de goiabeira: 8 benefícios incríveis para sua saúde

Os 10 maiores benefícios do chá de hibisco

1. Auxilia na perda de peso

Sim, o chá de hibisco realmente pode auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque os polifenois presentes em sua composição atuam diminuindo a absorção de carboidratos no intestino, de modo a filtrar as gorduras. Tal processo promove, inclusive, o controle do apetite.

2. Diminui a pressão arterial

O chá de hibisco também é indicado para quem sofre de hipertensão moderada, já que as antocianinas presentes nas pétalas da flor promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

3. Promove a saúde cardiovascular

Os antioxidantes do hibisco ajudam a diminuir o açúcar e o colesterol do sangue, proporcionando, assim, a proteção do sistema cardiovascular.

4. Previne infecções

Os polifenois presentes no hibisco também atuam no controle de doenças infecciosas, como a gripe e atuam inibindo bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

5. Protege o fígado

De acordo com estudos, o hibisco evita a produção de ácidos graxos no fígado, além de fornecer enzimas responsáveis por desintoxicar o órgão, reduzindo, assim, as chances de danos nele.

6. Previne o envelhecimento precoce

Segundo pesquisas preliminares, os antioxidantes presentes no hibisco também atuam diretamente prevenindo o impacto dos radicais livres no organismo, evitando, assim, o envelhecimento precoce.

7. Combate infecções urinárias

Segundo estudos, o chá de hibisco é eficaz no combate às principais bactérias que causam infecções urinárias, como a Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.

8. É um poderoso diurético

O chá de hibisco também atua como diurético no organismo, acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo elimine toxinas e gorduras de maneira mais rápida através da urina.

9. Diminui o risco de câncer

De acordo com pesquisas preliminares, as antocianinas presentes no hibisco reduzem o crescimento celular cancerígeno em até 52%, nos casos de câncer de estômago, de boca e de sangue.

10. Diminui o inchaço do corpo

O efeito diurético do chá de hibisco também aumenta a eliminação de toxinas e líquidos retidos pelo corpo, controlando os inchaços deste.

Como fazer o chá de hibisco?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa das pétalas de hibisco desidratadas;
  • 400ml de água quente.

Modo de preparo

Adicione as pétalas secas de hibisco em 400ml de água quente e aguarde cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura. Beba cerca de 200ml (1 xícara) depois das duas refeições principais do dia (almoço e jantar). Ademais, o chá pode ser conservado na geladeira por até 8h e não deve ser adoçado.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

A bebida é considerada segura e ainda não foram reportados efeitos colaterais. Entretanto, ela não deve ser ingerida por mais de 2 vezes ao dia. Além disso, existem algumas contraindicações, conforme expostas a seguir.

Quem não deve usar

Por possuir efeito vasodilatador e diminuir a pressão arterial, o chá de hibisco não pode ser tomado por pessoas que sofrem de pressão baixa. Além disso, seu uso também não é recomendado para crianças, grávidas, lactantes e pessoas com problemas renais e hepáticos.

Do mesmo modo, o hibisco também não pode ser ingerido por quem toma medicamentos com hidroclorotiazida. Ademais, pessoas diabéticas e hipertensas devem consultar um médico antes de fazer uso da bebida.

Continue a leitura: Chá de Erva-Doce: conheça os incríveis benefícios para adultos e crianças

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60