Book Appointment Now
Chá de Mulungu: conheça 10 benefícios desse calmante natural
Em geral, o mulungu pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Assim, ele é vendido na forma de cascas secas da planta ou como pó e tintura. Ademais, é importante salientar que seu uso deve ser orientado por um profissional da área da saúde, pois existem contraindicações e podem ocorrer efeitos adversos em determinadas pessoas. Confira!
Conheça os benefícios do mulungu e saiba como preparar o chá
O mulungu tem sido recomendado por especialistas para o auxílio em tratamentos de desordem emocional. Todavia, a planta oferece uma série de outros benefícios à saúde. Isso porque ela possui ações comprovadas como calmante, analgésico, anti-inflamatório, anticonvulsionante, entre outras. Veja abaixo!
Os 10 benefícios do mulungu
1. Auxilia no tratamento da depressão e desordens emocionais
O chá de mulungu possui ação calmante e antidepressiva, sendo indicado para casos de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, neuroses, histeria e compulsões.
2. Controla a hipertensão
O mulungu também possui ação hipotensa, ou seja, ajuda a regular o sistema cardiovascular, pois controla a hipertensão arterial e palpitações.
3. Controla a epilepsia
O mulungu tem ação comprovadamente anticonvulsionante, podendo atuar como tratamento complementar em casos de epilepsia.
4. Combate a insônia e o estresse
A ação calmante do chá de mulungu tem efeito sedativo, ajudando a combater casos de insônia e o estresse acumulado.
5. Protege o fígado
O chá de mulungu também é indicado para o tratamento de certas afecções no fígado, pois ajuda no fortalecimento e equilíbrio das funções do órgão.
6. Melhora dores no corpo e inflamações
Pelo seu potencial anti-inflamatório, o chá de mulungu tem efeito analgésico, diminuindo a sensibilidade do corpo à dor. Além disso, ele também combate inflamações do organismo, como amigdalites e afecções cutâneas.
7. Fortalece o sistema urinário
Por ser diurético, o chá de mulungu também pode auxiliar em casos infecções urinárias e cistites, contribuindo para a melhora dos quadros.
8. Alivia cólicas menstruais
Outro efeito positivo do chá de mulungu é a sua ação antiespamódica, que controla vários tipos de dores latejantes. Desse modo, ele se torna um ótimo auxílio para quem sofre de cólicas menstruais.
9. Fortalece o sistema imunológico e respiratório
Por ser rico em antioxidantes, o mulungu também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo casos de gripes e resfriados. Além disso, ele também possui ação expectorante e antiasmática, evitando e combatendo sintomas de doenças como sinusite, bronquite e asma.
10. Ajuda a largar o cigarro
Estudos recentes comprovam a eficácia do chá de mulungu no combate ao tabagismo. Isso acontece pois a planta contém uma substância alcaloide chamada erisodina, que oferece uma propriedade narcótica semelhante àquela causada pelo uso do cigarro.
Leia mais: CHÁ PARA DESINCHAR: Veja as 5 melhores opções para resolver o problema
Como fazer o chá de mulungu
Ingredientes
- 5g de casca de mulungu;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Coloque a casca de mulungu para ferver junto com a água por 15 minutos. Antes de chegar ao ponto de ebulição, desligue o fogo, coe e deixe amornar. Tome 2 vezes ao dia. Todavia um cuidado é importante: pelo seu efeito sedativo, você não deve estender a ingestão do chá por mais de 3 dias seguidos. Do mesmo modo, as sementes da planta não podem de forma alguma ser consumidas, pois são altamente tóxicas.
Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!
Efeitos colaterais
Em pessoas que possuem pressão baixa ou que já fazem uso de medicamentos para insônia ou sedativos, o chá da planta pode aprofundar a ação calmante. Assim, alguns efeitos colaterais observados são sonolência, sedação e paralisia muscular.
Quem não deve usar
O chá não deve ser tomado por pessoas que já fazem uso de medicamentos para insônia ou aqueles com potencial sedativo. Além disso, ele deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças com menos de 5 anos de idade.
Do mesmo modo, pessoas que já usam medicamentos antidepressivos ou fazem uso de remédios para hipertensão devem procurar um médico para avaliar os riscos que o chá de mulungu pode ocasionar de acordo com a dosagem de cada um destes.
Continue a leitura: Gordura no fígado: conheça 5 CHÁS que ajudam a resolver o problema