Chá de hortelã alivia o cansaço e muito mais benefícios que você imaginava

Além de delicioso essa bebida é fácil de fazer para consumir a qualquer hora do dia

Originária da Europa, a hortelã é uma erva aromática muito consumida no Brasil, seja no preparo de doces, saladas ou bebidas. Ademais, o chá de hortelã também é muito famoso, principalmente pela ação relaxante que proporciona. Todavia, veja hoje no SaúdeLab uma série de outros benefícios que essa bebida pode trazer para a sua saúde!

Existem 2 tipos principais de hortelã: a Mentha spicata, ou hortelã comum e a Mentha piperita, conhecida como hortelã-pimenta. Em geral, ambas proporcionam os mesmos benefícios medicinais: possuem efeitos antioxidantes, descongestionantes, analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. Portanto, confira agora o que a sua saúde ganha com eles!

Tomar o chá de hortelã pode fortalecer a sua saúde

O chá de hortelã é uma bebida de sabor agradável e levemente adocicado, e praticamente não oferece contraindicações. Assim, ele é um dos mais indicados para inclusão numa rotina de vida saudável, e pode fazer parte de maneira fácil do seu dia-a-dia. Dessa forma, confira agora os 10 melhores benefícios da bebida e saiba como prepará-la da forma correta!

Os 10 benefícios do chá de hortelã

1. Alivia o cansaço mental

O chá de hortelã possui óleos essenciais como o mentol e a mentona, que atuam diretamente no sistema nervoso central, proporcionando uma diminuição do cansaço mental e a melhora do foco em atividades como ler ou estudar.

2. Melhora a dor de cabeça

A ação relaxante do chá de hortelã diminui a tensão nervosa e muscular, fatores que ocasionam as dores de cabeça. Além disso, a planta ainda possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor.

Leia mais: Saiba como congelar hortelã e outras folhas frescas sem que elas estraguem

3. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados

Além das propriedades anti-inflamatórias, o chá de hortelã também age como descongestionante e expectorante, diminuindo a congestão nasal e a tosse. Assim, a bebida contribui para a cura dos processos de gripes, resfriados e infecções de garganta.

4. Contribui para o tratamento de problemas digestivos

O chá de hortelã oferece uma série de benefícios ao sistema gastrointestinal. Assim, ele relaxa os músculos do estomago e intestino, reduzindo contrações, inchaço abdominal e excesso de gases. Do mesmo modo, ele é eficaz no controle de náuseas e vômitos.

5. Alivia os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Estudos recentes demonstraram a eficácia do chá de hortelã para o alívio dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, como diarreia, dor intestinal e gases.

6. Protege o fígado

A hortelã estimula a bile, fazendo com que o fígado funcione bem, através de uma ação direta na vesícula biliar. Desse modo, tanto o equilíbrio da saúde do fígado quanto do intestino são preservados.

7. Alivia os sintomas da menstruação

Por possuir propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias, o chá de hortelã também é um ótimo aliado das mulheres que sofrem com cólicas menstruais, pois ele reduz a duração e a gravidade das dores.

8. Controla parasitas

O chá de hortelã contém óxido de piperitona, uma substância que imobiliza e mata parasitas alojados no intestino, como a ameba e a giárdia.

9. Mantém o equilíbrio da saúde bucal

Por possuir ação bactericida e antifúngica, a hortelã também é indicada para complementar tratamentos de cáries, mau hálito e males como a candidíase oral.

10. Previne alguns tipos de câncer

O uso regular da hortelã tem um potencial efeito antioxidante no organismo, protegendo as células saudáveis contra os radicais livres e o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão, cólon e a leucemia.

Veja mais: Suco de Melão com Hortelã: conheça os benefícios para saúde e aprenda como preparar

Como fazer o chá de hortelã

Ingredientes

  • 150ml de água fervida;
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã.

Modo de preparo

Ferva a água e, antes que ela entre a ponto de ebulição, desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de hortelã e tampe o local, deixando-as descansar por 5 a 10 minutos. Por fim, basta coar e beber. A ingestão indicada para consumo é de 2 a 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

O chá de hortelã é considerado um dos chás mais seguros para ingestão. Assim, não foram observados efeitos colaterais substantivos.

Quem não deve usar

O chá de hortelã não é indicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de 5 anos de idade. Do mesmo modo, também deve ser evitado por pessoas que possuem refluxo, pedras nos rins, pedras na vesícula, inflamações na vesícula biliar e hérnia de hiato.

Veja mais: Plantar hortelã é mais fácil do que você imagina; saiba todas vantagens e benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação