Hérnia Umbilical: quais são as causas? Tem como prevenir? Saiba mais

É quando há um deslocamento do intestino para a região do tecido abdominal

Entre os vários tipos de hérnia, existe a hérnia umbilical que também afeta a região do abdômen. Para que você possa entender melhor do que se trata essa doença, o SaúdeLab separou as principais informações. Então, continue lendo e saiba com mais detalhes!

Quais são as causas da hérnia umbilical

Antes de mais nada, você precisa saber que a hérnia umbilical é quando há um deslocamento do intestino para a região do tecido abdominal. Entretanto, a alça do intestino se desloca em direção ao umbigo.

Essa doença é muito comum em bebês, mas também pode se manifestar em adultos. Nos bebês, a hérnia umbilical costuma aparecer logo após a cicatrização do umbigo. Sendo assim, nas crianças a região do umbigo fica estufada, enquanto que nos adultos só é perceptível caso faça algum esforço físico, como levantar peso.

Embora a hérnia umbilical não seja uma doença grave, quanto antes descobrir para fazer o tratamento será melhor. Portanto, confira a seguir com mais detalhes desde como ela se forma até como prevenir. Boa leitura!

Por que dói?

Essa é uma dúvida muito comum que as pessoas têm. A hérnia umbilical costuma doer mais quando a pessoa faz algum esforço físico que envolva a região do abdômen, ou seja, quando contrai a musculatura.

Logo, devido uma parte do intestino ou fluídos dos abdome estarem acumulados indo em direção a parede abdominal, é muito comum que a pessoa sinta dores. Afinal, houve um deslocamento de um órgão/tecido de seu estado natural.

Veja também: Hérnia de Hiato: entenda as causas e a melhor forma de tratamento

Quais são as causas?

Quais são as causas da hérnia umbilical
Quais são as causas da hérnia umbilical – Imagem: Canva Pro

Nos bebês o que pode causar a hérnia umbilical é devido essa região ficar mais enfraquecida. Já nos adultos, sabe-se que existem alguns fatores que fazem com que ela se desenvolva em adultos, sendo a principal delas pegar peso em excesso continuamente. Além disso, mais de uma gestação e obesidade podem contribuir para o desenvolvimento.

Como é feito o tratamento?

Agora que você já sabe por que dói e quais são as causas, entenda como é feito o tratamento. A maioria das causas de hérnia em bebês e crianças não precisam de tratamento, pois somem até os 5 anos e não causam muita dor, mas é importante levar a criança ao pediatra.

De modo geral, caso tenha a presença de dores, o médico pode receitar medicamentos e posteriormente a cirurgia.

Tem como prevenir?

Infelizmente nos bebês não tem como prevenir, mas nas crianças é recomendado não deixar que elas peguem peso demais, assim como os adultos, pois pode forçar essa região do umbigo. Além disso, manter uma boa alimentação para evitar o sobrepeso pode ajudar na prevenção.

Veja também: Hérnia Inguinal: Quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

A garcinia possui uma substância chamada de ácido hidroxicítrico. O qual é capaz de inibir a atividade do citrato liase (enzima que transforma carboidrato em gordura). Sendo assim, ela pode contribuir para o processo de perda de peso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação