Tudo Sobre a Linhaça: para que serve, propriedades e mais

Quer emagrecer com saúde e proteger seu coração? Veja como fazer isso com linhaça!

benefícios da linhaça

A linhaça é a sementinha do linho, o mesmo composto utilizado para fazer o tecido. Com mais de cinco mil anos de história, o cereal era usado na Mesopotâmia antiga e veio parar no Brasil na época dos descobrimentos. Atualmente existem dois tipos da herbácea por aqui: a linhaça dourada e a marrom.

Se você achava que as cores indicavam o grau de torra da semente, saiba que está muito enganado. São variações diferentes da mesma família vegetal.

Veja por que a semente de linhaça emagrece e quais são todos os seus benefícios para a saúde. Aprenda a usá-la no dia a dia e saiba como pode incluí-la em diversas refeições.

Propriedades da linhaça

A semente é bem pequena, mas contém grandes doses de ômega 3 e outros ácidos graxos vitais. Além disso, é rica em gorduras poli-insaturadas, minerais como o manganês e o fósforo, e vitaminas.

Uma colher de sopa do alimento por dia e você já tem boa parte da sua quantidade recomendada de potássio, cálcio e até proteínas. Sem falar nas fibras que o cereal oferece, que ajudam a soltar e regular o intestino. E tudo isso em pouquíssimas calorias.

Confira a tabela nutricional do alimento

Calorias 49,50 kcal
Carboidratos 4,33 gramas
Proteínas 1,41 gramas
Gorduras 3,23 gramas
Gorduras saturadas 2,53 gramas
Gorduras poli-insaturadas 0,71 gramas
Gorduras minoinsaturadas 0,42 gramas
Ômega 3 0,54 gramas
Ômega 6 1,98 gramas
Fibras 3,35 gramas
Sódio 9 miligramas
Cálcio 21,1 miligramas
Magnésio 34,7 miligramas
Manganês 0,29 miligramas
Fósforo 61,5 miligramas
Ferro 0,47 miligramas
Potássio 86,9 miligramas
Cobre 0,11 miligramas
Zinco 0,44 miligramas
Vitamina B1 0,01 miligramas
Vitamina B6 0,01 miligramas

Como consumir linhaça?

linhaça no suco detox

Que a sementinha é ótima você já não tem mais dúvidas. São inúmeros os benefícios da linhaça. Mas sabe como consumi-la e onde inseri-la na sua alimentação? Muitas pessoas apenas colocam uma colher de sopa de linhaça na tigela de frutas pela manhã.

Contudo, comer a semente inteira não funciona muito bem. Isso porque o nosso corpo não consegue processá-la e ela acaba por sair inteira. Por isso que se fala tanto na farinha de linhaça.

A farinha é mais fácil de ser quebrada e absorvida pelo organismo. Mesmo assim, o ideal não é comprar a farinha pronta. É que o óleo da semente tem um grau oxidativo alto.

O que isso quer dizer? Quer dizer que no momento que você processa as sementes em farinha, já começa a perder propriedades importantes. Se transformar grandes quantidades por ver e não usar, acaba por ter uma farinha cada vez menos nutritiva.

Então, o ideal é triturar apenas o que vai consumir na hora. E deve comer logo, pois ao entrar em contato com o ar já começa o processo de oxidação. Compre a linhaça inteira, em sementes, guarde-as em local fresco, arejado e longe da luz solar. Quando for comer, passe por um processador apenas aquilo que achar necessário.

Quando comer o farelo de linhaça?

O melhor horário do dia para ingerir o alimento é no café da manhã. Lembre-se que boa parte da atuação do alimento é no seu intestino. Por isso, é bom ter em conta que se você tem uma rotina agitada e faz tudo correndo pela manhã, pode ter problemas.

Por quê? Porque a linhaça acelera o intestino e tem efeito detox. Ela vai limpar o seu cólon, especialmente se ingerida em jejum. Ou seja, poucos minutos ou até uma hora após o seu consumo, você terá aquela vontade de ir ao banheiro. Por isso, planeje-se!

Por pior que pareça, é importante chamar a atenção para essa questão. Segurar fezes faz muitíssimo mal para você. Quando você faz isso, seja por falta de tempo ou local para evacuar, o seu cólon reabsorve toxinas que pretendia eliminar. As fezes ressecam mais também, podendo provocar fissuras e até hemorroidas.

Então nada de comer a semente e correr para o trabalho. Se a sua manhã é muito complexa, use o alimento à noite. Adapte as receitas a sua rotina, para ter sempre um melhor proveito delas.

Quanta linhaça posso comer?

quando comer linhaça

Tudo tem um limite! Inclusive o que faz bem. Em demasia, a linhaça pode provocar efeitos colaterais desagradáveis. Então atente às quantidades. Não deve ultrapassar as três colheres de sopa diárias.

Porém, se você tem metabolismo rápido, talvez seja melhor comer apenas uma colher de sopa por dia. Assim evita qualquer tipo de reação adversa, como diarreia e dor de barriga.

A quantidade ideal de acordo com o Conselho Federal de Nutrição (CFN), é entre 10 e 20 gramas diárias. E ainda assim, é preciso ter cuidado com a ingestão de água, que deve ser maior.

O ideal é que você beba pelo menos dois litros e meio de água diariamente. Inserindo a semente no cardápio, deve aumentar para os três litros.

Comer linhaça sem beber pelo menos três litros de água por dia causa efeito rebote. Em vez de o seu intestino melhorar, ele piora e fica mais preso. Isso ocorre porque o alimento tem muitas fibras e elas expandem no organismo. Sem a água, elas não conseguem passar facilmente pelo sistema digestivo.

Tenha cuidado com as crianças também. A quantidade de linhaça para elas deve ser bem inferior a de um adulto. E é melhor que o alimento seja oferecido em receitas e pratos, nunca ao natural.

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Pxhere, Freepik e Pixabay