Berinjela é carboidrato? Entenda quais são os benefícios dela para a saúde

Por mais que a berinjela não agrade o gosto de todo mundo, quem gosta consegue aproveitar muitos benefícios para o organismo. Contudo, existe muita dúvida quanto a composição nutricional dela, de forma que muitos acreditam que ela é rica em carboidratos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a berinjela é carboidrato, e quais são os benefícios dela para a saúde.

O uso da berinjela na cozinha vai muito além de saladas. Ela pode ser empregada em massas, antepastos e até mesmo em sucos saudáveis. Logo, a berinjela pode ser consumida com muito mais frequência e variedade do que as pessoas costumam pensar. Resta saber, se essa inclusão na dieta vale a pena ou não do ponto de vista da saúde.

Quais os principais benefícios da berinjela?

  • Ajuda no emagrecimento: graças a presença de fibras, a berinjela promove uma maior sensação de saciedade durante as refeições. Esse efeito pode fazer a diferença na dieta de quem deseja perder peso.
  • Mantém a saúde intestinal: essas mesmas fibras ainda melhoram o trânsito do intestino e ajuda o corpo a realizar a digestão dos alimentos, promovendo as saúde e bom funcionamento intestinal.
  • Protege o sistema cardiovascular: os antioxidantes da berinjela, especificamente as antocianinas e a nasunina, ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos e colesterol do organismo. Com isso, é possível prevenir o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.
  • Promove o funcionamento cerebral: juntamente com os antioxidantes, o magnésio e ácido fólico conservam as nossas funções cerebrais, especialmente a cognição e a memória.

Leia mais: Quantos dias a água de berinjela pode ficar na geladeira? Use com segurança

E a berinjela é carboidrato mesmo? 

De maneira geral, o grande problemas dos carboidratos é que, em excesso, eles favorecem o ganho de peso e podem causar ou agravar a diabetes. Com isso, entender se a berinjela é carboidrato ou não é o que vai determinar o quanto podemos consumir sem arriscar a nossa saúde. Portanto confira a seguir alguns dos principais valores nutricionais que são encontrados em 100g de berinjela:

  • Carboidratos: 2g
  • Fibras: 2,5g
  • Proteínas: 0,7g
  • Calorias: 19 kcal

Como você pode observar, a quantidade de carboidratos da berinjela é bastante pequena. Inclusive, as fibras, que são mais expressivas, ajudam a reduzir o impacto que os carboidratos tem no nosso corpo. Sem falar que a berinjela basicamente não contém gorduras, o que contribui ainda mais para que o alimento seja tão pouco calórico. Sendo assim, em suma, não há como dizer que a berinjela é carboidrato.

Problemas reais que do consumo da berinjela

De fato não podemos afirmar que a berinjela é carboidrato, mas existem duas situações em que o consumo dela realmente é prejudicial. No caso, quem sofre de cálculos renais ou de anemia deve evitar a berinjela pois ela favorece a formação desses cálculos, e interfere na absorção de ferro, mineral que, quando em falta, leva à anemia.

Por outro lado, a berinjela também pode ser prejudicial para qualquer pessoa se ela não for bem cozinhada antes do consumo. Isso se dá pela presença da solanina, que é tóxica e inflamatória para o organismo. Portanto cozinhe a berinjela bem para desidratá-la e reduzir os riscos da solanina.

Leia mais: Chia para emagrecer 3kg em 2 dias: um superalimento poderoso para perda de peso

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915