Book Appointment Now
Café com limão é bom para gripe? Conheça melhor seus benefícios
Há quem goste de tomar o café puro, mas existem inúmeras possibilidades de combinações de com eles. Uma deles, e que poucas pessoas conhecem, é o café com limão. Essa mistura não é consumida apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedades. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o café com limão é bom para gripe, e fique por dentro dos seus benefícios.
À primeira vista, pode parecer estranho misturar o café com o limão. Afinal, o limão é uma fruta azeda e ácida, enquanto o café é amargo e forte, e por isso costuma ser combinado com leite, açúcar e similares. Mas conforme fora dito, não é sabor que faz o café com limão ser atrativo. Ambos os ingredientes são riquíssimos em propriedades benéficas para a saúde, fazendo com que a combinação seja empregada até como um remédio caseiro.
O café com limão é bom para gripe?
Para responder a essa questão, precisamos focar em dois compostos. Estes são os antioxidantes, bem expressivos no limão, e a cafeína, o componente mais conhecido do café. Por incrível que pareça, quando juntos, eles podem trazer muitos benefícios para a saúde, incluindo o combate de doenças como a gripe. Portanto sim, o café com limão é bom para gripe. Mas de que forma esses compostos exercem esse efeito?
Em relação aos antioxidantes do limão, um dos principais representantes deles é a vitamina C. Além de combater os radicais livres, ela promove a saúde e funcionamento do sistema imunológico, melhorando a capacidade dele de combater e prevenir a gripe.
Já a cafeína do café tem uma ação um pouco menos direta. Ela aumenta a nossa disposição no geral, e por causa do calor, a bebida acaba cuidando da saúde da garganta, que costuma ser prejudicada pela gripe. Sendo assim, não só o café com limão é bom para gripe, como ele pode ajudar a amenizar os sintomas dela.
Leia mais: Café com manteiga solta catarro mesmo? Fique por dentro dos detalhes
Outros benefícios da mistura de limão com café
- Combate o envelhecimento precoce: conforma fora dito, o limão contém compostos antioxidantes, responsáveis pelo combate dos radicais livres. Estes por sua vez são os causadores do envelhecimento.
- Previne doenças neurodegenerativas: os radicais livres também favorecem o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.
- Tem efeito anti-inflamatório: além de antioxidante, o café com limão também é anti-inflamatório. Logo, ele é capaz de combater processos inflamatórios do organismo que estão desequilibrados, tratando algumas doenças inflamatórias ou amenizando os sintomas delas.
- Aumenta a acidez do estômago: para quem sofre de gastrite ou outros problemas gástricos, esse efeito pode ser bem prejudicial. Mas se esse não é o seu caso, uma maior acidez estomacal pode melhorar a digestão.
Em excesso, o café com limão é bastante prejudicial para a saúde
Por mais que o café com limão seja bom para gripe, nunca devemos abusar no consumo dele. A cafeína em excesso pode causar problemas cardiovasculares e até psicológicos. Já o limão, por mais que ele costume ser seguro, a sua acidez é prejudicial para o estômago, especialmente se combinada com o café. Por isso a mistura é considerada ruim para a gastrite, mas em excesso pode até causá-la.
Leia mais: Limão baixa pressão? Fique por dentro dos seus principais benefícios