Café faz mal para o coração? A resposta vai te deixar de cabelo em pé

Existe muita polêmica ao redor dos efeitos do café na saúde do nosso organismo

Atualmente, é bem difícil encontrar alguém que não goste tomar um cafezinho. Ele é perfeito perfeito para que tenhamos aquela dose extra de energia com o passar do dia. Entretanto, do ponto de vista nutricional, ele possui algumas problemas e polêmicas. Dito isso, venha com o SaúdeLab, descubra se o café faz mal para o coração, e conheça melhor as suas propriedades.

De antemão, o café é uma das bebidas mais antigas da humanidade, e seu consumo é culturalmente muito forte em diversos países. No Brasil, por exemplo, ele faz parte da rotina da grande maioria das pessoas. Mas com o passar do tempo, as propriedades do café foram sendo cada vez mais conhecidas. Com isso, especialistas descobriram que ele apresenta tanto benefícios quanto malefício.

Principais benefícios o consumo de café

  • Ameniza a depressão: acredita-se que o café seja capaz de diminuir os sintomas causados pela depressão, por promover melhorias no humor e na disposição do dia a dia.
  • Mantém a pele protegida: os raios solares podem ser bastante agressivos para a nossa pele. Felizmente, o café confere uma certa proteção contra esse tipo de dano, prevenindo problemas e doenças de pele.
  • Funciona como estimulante: esse é de longe o principal benefício do café. A cafeína, principal composto da bebida, é capaz de estimular o funcionamento do sistema nervoso. Com isso, o rendimento do corpo e estado de alerta melhoram, e o cansaço pode ser combatido.
  • Favorece a perda de peso: o café ainda possui uma ação termogênica no nosso organismo. Graças a esse efeito, ele pode aumentar a queima de gorduras do corpo e melhorar o metabolismo como um todo.

Leia mais: Tomar café requentado faz mal? Entenda que diferença ele pode fazer na saúde

O café faz mal para o coração ou não?

O grade problema dessa questão é que ela não depende apenas do café. A bebida por si só apresenta alguns benefícios muito interessantes para o coração. Por exemplo, acredita-se que ele possa combater inflamações e prevenir condições como a insuficiência cardíaca. Nesse aspecto, realmente não há como nós afirmarmos que o café faz mal para o coração de fato.

Por outro lado, a partir do momento que o café é consumido em grandes quantidades, a situação muda bastante. No caso, a cafeína em excesso é responsável por afetar os batimentos cardíacos, causando palpitações e arritmias. Ademais, algumas pessoas também podem experenciar um aumento na pressão arterial. Portanto em suma, o café faz mal para o coração sim quando consumido sem moderação.

Dicas para consumir o café com segurança

Em excesso, café faz mal para o coração, estômago e até sistema nervoso. Isso porque a bebida pode ser responsável por refluxos, náuseas, insônia, dores de cabeça e ansiedade. Ou seja, todo mundo que consome café, mesmo que já esteja acostumado, deve tomar muito cuidado para não passar 3 ou 4 xícaras por dia.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale mencionar que existem casos em que o café tem maiores riscos de causar prejuízos. Por exemplo, quem sofre de gastrite ou mulheres que estão sob uma gestação, precisam limitar ainda mais o consumo dele, para evitar quaisquer problemas para essas condições.

Leia mais: Sintomas da pré-diabetes: conheça os sinais de alerta e ações preventivas necessárias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação