Calabresa tem glúten na composição? Descubra o que tem dentro dela

Será que a calabresa tem glúten? A princípio, ao contrário do que somos levados a pensar, o glúten por si só não é um nutriente prejudicial. Porém, existem muitas pessoas que possuem intolerância à ele, ou que sofrem de problemas intestinais que dificultam sua digestão.

Por isso é tão importante saber identificar os alimento com glúten. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se a calabresa tem glúten na composição e saiba mais sobre seus nutrientes.

Sem dúvidas, mesmo não sendo uma carne nobre, a calabresa nunca decepciona. Ela é muito saborosa, pode ser preparada de diversas formas, e combinada com muitos ingredientes.

Não é a toa que a calabresa serve até mesmo como um petisco. Entretanto, em compensação, ela é um alimento rodeada de polêmicas, e isso se dá pela composição nutricional da carne.

Calabresa tem glúten mesmo?

De maneira geral, a calabresa é um carne suína embutida. Ou seja, um produto feito com cortes e retalhos de carne de porco, e que contém muitos temperos e aditivos. Já o glúten é uma proteína de origem vegetal, especificamente do trigo, centeio ou cevada.

Consequentemente, não faz muito sentido dizer que a calabresa tem glúten, visto que um é um produto animal e o outro é proveniente de um vegetal.

Por outro lado, apesar de ser raro, existem alguns tipos em que a calabresa tem glúten de fato. Conforme fora dito, ela é uma carne com diversos aditivos. E dentre esses aditivos podem haver ingredientes que apresentam glúten.

Claro que essa é uma questão que depende também do tipo, procedência e marca da calabresa. Então em suma, não podemos afirmar que a calabresa tem glúten normalmente, mas é sempre bom ficar atento.

Por que é bom evitar o consumo da calabresa?

Conforme fora dito, a calabresa é uma carne embutida com múltiplos aditivos. Essa característica é a principal responsável por haver tanto receio quanto ao consumo dela.

Isso porque, além das carnes empregadas em sua produção serem de péssima qualidade, apresentando muitas gorduras e poucos nutrientes proveitosos, ela é adicionada de muito compostos nocivos.

Talvez você já tenha notado que a calabresa tem uma data de validade muito mais extensa que a de outras carnes. Isso se dá pela adição de conservantes que ela sofre, os quais são extremamente prejudiciais para a nossa saúde.

Ademais, o forte sabor da calabresa se dá pelos seus temperos, que incluem uma grande quantidade de sal. Ou seja, independente de se a calabresa tem glúten ou não, ela é uma carne bastante problemática.

Quais alimentos realmente possuem glúten?

Por fim, tendo em mente que nem sempre a calabresa tem glúten, é bom conhecer os alimentos que de fato costumam ter esse nutriente em sua composição. Como ele é proveniente, principalmente, da cevada, trigo e centeio, então existe um certo padrão nos alimentos que são fonte de glúten.

Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais exemplos deles, e passe a evitá-los:

  • Bolos
  • Salgadinhos
  • Macarrão
  • Barras de cereais
  • Pães
  • Cervejas
  • Bolachas

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação