Calos no pé: tem como evitar? Tem como remover definitivamente? Entenda

A calosidade é uma patologia muito frequente e bem conhecida da população

A calosidade é uma patologia muito frequente e bem conhecida da população, aliás cerca de 3 em cada 10 pessoas sofrem com isso quase diariamente. Além da parte estética, o problemas dos calos no pé que é causam dor e incômodo, trazendo muito desconforto. Quer saber como evitar calos no pé, e melhor, como podem ser tratados? Então, confira esse conteúdo incrível que o SaúdeLAB elaborou para te ajudar.

Como evitar e remover calos no pé

Os calos nos pés são espessamentos da camada superficial da epiderme, que aparecem na forma de um cone que aparece na maioria das vezes no dorso dos dedos ou sob a sola dos pés, e que afeta a profundidade dos pés e pele. Os calos nos pés são condições benignas, mas podem causar desconforto real ao caminhar, ser muito dolorosos ou até mesmo infeccionar e exigir cirurgia.

A maioria das pessoas tem o reflexo de esfregar os calos nos pés com uma pedra-pomes ou uma lima especial para os pés, mas acontece que esse tipo de cuidado está longe de ser suficiente, pois a maioria dos calos fica abaixo da camada da pele. Então, quais são as soluções eficazes para se livrar dos calos nos pés?

Suavize os calos dos pés com um tratamento temporário

Antes de lixar os calos dos pés, e para ter uma ação mais suave e profunda na epiderme, suavizar naturalmente os calos é uma alternativa eficaz. Duas soluções simples de implementar são possíveis:

  • Óleo de rícino embebido em um algodão que você colocará no chifre segurando-o com um pedaço de esparadrapo.
  • O banho de pés em uma bacia de água morna com dois punhados de sal Epsom adicionados. Para ser feito por cerca de dez minutos.
  • Essas técnicas podem promover o desaparecimento dos calos nos pés, desde que sejam aplicadas com muita regularidade.

Veja também: Como aliviar a dor de garganta inflamada? Conheça 10 dicas caseiras e certeiras

Cremes calicidas

Como evitar e remover calos no pé
Como evitar e remover calos no pé – Imagem: Canva Pro

À base de ácido salicílico, os cremes calicidas destinam-se a eliminar os calos. Devem ser aplicados duas vezes ao dia em calos previamente lavados e secos. Esses cremes são eficazes por curtos períodos. De fato, sua ação permanece limitada, pois permitem dissolver a superfície dos calos dos pés, mas não o ponto interno. Além disso, eles são contra-indicados em pessoas com diabetes.

Curativos anti-calo para alívio dos calos no pé

Existem dois tipos:

  • Curativos que proporcionam alívio ao proteger a pele do atrito,
  • Curativos que contêm um produto calicida.

Os primeiros proporcionam um bem-estar ocasional, enquanto os segundos afinam o calo no pé removendo um pouco da pele morta, mas podem, por outro lado, causar queimaduras na pele saudável.

Conclusão

O uso de calçados protege os pés, que são extremidades bastante frágeis, mas também causam atrito ao longo do dia, principalmente se você usa calçados estreitos ou de salto alto. Assistimos então a um fenómeno de hiperqueratose, uma acumulação de células mortas à superfície da pele. para protegê-lo de atrito, fricção e pressão. E nisso não somos iguais! Essas áreas de pele mais difíceis de tocar, que costumam ter um tom amarelado, geralmente aparecem nos calcanhares, nas laterais e nas solas dos pés e até na ponta dos dedos.

Mais precisamente, é o calo quando as áreas de pele espessa são extensas e se a área é menor e está localizada ao nível da almofada do antepé. O calo também está ligado à hiperqueratose, mas difere dos calos e calosidades por ser doloroso à pressão: localizado nos dedos dos pés (na parte superior ou nas laterais), tem formato arredondado. No caso de calos localizados entre os dedos, chamamos de olho de pássaro.

Veja também: Creme para vitiligo: pesquisa conclui testes promissores para cobrir manchas na pele

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação