Carambola faz mal para os rins? Conheça seus malefícios à saúde

Você já comeu carambola? Essa fruta pode não ser tão acessível e popular quanto uma banana ou maçã, mas possui propriedades muito interessantes. Contudo, antes de experimentar a fruta, é bom entender se essas propriedades são benéficas, ou se elas podem ser prejudicais. Portanto venha com o SaúdeLab, descubra se a carambola faz mal para os rins, e veja quais os benefícios e malefícios dela.

À primeira vista, é estranho pensar que uma fruta como a carambola possa ser prejudicial de alguma forma. Assim como outros alimentos naturais, as frutas são amplamente conhecidas por serem nutritivas e, consequentemente, benéficas para a nossa saúde. Entretanto, precisamos ter em mente que os nutrientes variam de uma fruta para outra e, portanto, seus efeitos acabam sendo bastante diferentes.

A carambola é tóxica para a saúde

De maneira geral, a carambola é sim uma fruta muito nutritiva e que oferece muitos benefícios para a saúde. Entretanto, ela possui um problema gravíssimo, que é a presença de uma neurotoxina em sua composição. No caso, essa neurotoxina é denominada de caramboxina, e pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde. Dentre os principais problemas que o excesso dela pode causar, é possível citar:

  • Náusea
  • Confusão mental
  • Vômitos
  • Convulsões
  • Coma
  • Soluço persistente

Veja mais: A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

Então a carambola faz mal para os rins?

Por incrível que pareça, a caramboxina por si só não é um motivo suficiente para dizer que a carambola faz mal para os rins. Conforme fora dito, essa substância é uma neurotoxina. Ou seja, ela afeta o nosso cérebro, de forma a causar os sintomas mencionados. A fruta acaba sendo contraindicada para quem sofre de problemas renais, visto que se o corpo não é capaz de eliminar a caramboxina através dos rins corretamente, ela se torna ainda mais perigosa.

Por outro lado, existe sim um outro composto da carambola que de fato faz com que ela seja prejudicial para os rins. Esse composto é o ácido oxálico, que precisa ser combinado com magnésio ou cálcio através de outros alimentos. Caso contrário, ele acaba se combinando com o magnésio e cálcio presentes no nosso sangue. Isso favorece a formação de cálculos renais. Ou seja, infelizmente a carambola faz mal para os rins sim.

Com cuidado e moderação, a carambola é benéfica

Só porque a carambola faz mal para os rins em excesso, você não precisa proibir ela na sua alimentação. Conforme fora dito, quem sofre de problemas renais deve evitar o consumo dela ao máximo. Mas se você não se encaixa nessas condições, basta ter moderação no consumo e combinar ela com fontes de cálcio ou magnésio. Consumindo apenas uma carambola podia, não há com o que você se preocupar, e você ainda pode desfrutar de benefícios como:

  • Menor risco de diabetes e regulação da mesma
  • Maior eficiência da perda de peso
  • Melhor controle da pressão arterial e do colesterol
  • Combate da constipação intestinal
  • Prevenção contra alguns tipos de câncer

Leia mais: Carambola: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915