Carambola: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A carambola é o fruto da planta da árvore caramboleira, pertencente à família Oxalidaceae que se originou na Ásia tropical. Aliás, a fruta agridoce tem uma forma uniforme, é ligeiramente oval e tem cinco gomos muito salientes. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

No Brasil, a fruta se tornou muito popular, assim, a cor varia de verde a amarelo de acordo com o nível de maturidade. O cultivo de carambola é recomendado em áreas com clima úmido e quente. Cinco anos depois de sua plantação, a caramboleira começa a produzir frutas. Aliás, introduzido em Pernambuco em 1817, espalhou-se pelo litoral brasileiro depois disso.

Confira os benefícios da carambola

As carambolas são capazes de proporcionar aos seres humanos diversos benefícios. A fruta tem ação antioxidante, por ser rica em minerais e vitamina C, combate diversos cânceres e o envelhecimento precoce da pele.

Elas também são ótimas para ajudar no controle da hipertensão, controle nos níveis de colesterol e gordura, além de agir contra infecções e em processos inflamatórios, as carambolas são ideais para prevenção de todos os problemas atrelados a isso.

Como escolher a carambola para comprar

A carambola quando atinge o grau ideal de maturidade apresenta tons amarelados, quando for comprar escolha as que apresentam essa cor. Prefira frutos que tenham o formato bem visível e evite as que apresentam manchas em seu corpo.

Veja também: A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

Como armazenar corretamente a carambola

Para aumentar o tempo de duração, a carambola deve ser armazenada em temperatura ambiente até ter certeza que chegou no ponto certo do amadurecimento. Assim, quando ainda apresentam tons esverdeados podem levar até cinco dias para amadurecer, a mesma pode apresentar algumas marquinhas escuras na casca, que são naturais da espécie.

Ademais, quando maduras, o ideal é armazenar em geladeira para evitar que estraguem, dentro de um saco plástico para que a carambola não queime com o frio do ambiente. O fruto pode durar até uma semana se conservado em temperaturas mais baixas sem estragar. Mas, caso ela já esteja cortada, deve ser mantida em refrigeração por até quatro dias.

Para quem pretende congelar o alimento, basta cortar em fatias, removendo a parte dura de sua casca, é importante lavar as fatias rapidamente em água e após isso secar com papel toalha. Portanto, coloque em um recipiente onde as fatias possam ficar uma ao lado da outra e leve ao congelador, após congeladas basta armazenar em um saco plástico.

As carambolas podem ficar armazenadas por até um ano no congelador, sem perder suas vitaminas e sabor original.

Como higienizar a carambola

É importante que a carambola seja lavada em água fria, esfregando toda sua casca para eliminar todos os resíduos que possam ter permanecido entre seus vincos.

Como consumir a carambola

Existem diversas maneiras de consumir a carambola, além da fruta in natura, por exemplo: grelhada, mousse, em tortas, batida, geleia, em sucos naturais, crua, com ou sem casca.

Veja também: Carambola tem substância neurotóxica sintetizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 307