Book Appointment Now
Carne congelada estraga? Entenda o que pode ter acontecido
De antemão, congelar alimentos é sempre uma boa ideia quando não pretendemos comer eles nos próximos dias, semanas ou até mesmo meses. Porém quando se trata do congelamento de carnes, é preciso ter alguns cuidados, mesmo que a carne já esteja congelada. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar se a carne congelada estraga, e a como ter maior segurança no congelamento.
Geralmente os alimentos naturais, como as carnes, frutas e vegetais, tendem a estragar com uma certa facilidade. Logo, o congelamento acaba sendo uma excelente alternativa para manter eles conservados por mais tempo. Porém, além de nem todo alimento natural poder ser congelado, alguns requerem mais atenção no processo. Esse é o caso das carnes, que precisa ser manejada com cuidado antes, durante e depois do congelamento.
Carne congelada estraga de fato?
A princípio, um congelamento é nada mais nada menos que um processo de refrigeração e secagem. A refrigeração obviamente se dá por causa da enorme queda de temperatura, que diminui a ação microbiana e a deterioração do alimento. Já a secagem ocorre porque toda a água presente nele também é congelada no processo. Ou seja, depois que o alimento é completamente congelado, ele também fica seco, o que também inibe a ação de microrganismos.
Por outro lado, é importante ter em mente que o congelamento permite que um alimento dure por mais tempo pois ele reduz muito a degradação dele. Mas isso não significa que essa degradação deixa de ocorrer. Ou seja, eventualmente, pode ser que uma carne congelada estrague. Isso ocorre não só por causa a inevitável degradação, mas também pelo fato de que o congelamento altera bastante o aspecto natural da carne. Portanto sim, a carne congelada estraga, principalmente se alguns cuidados não forem tomados.
Leia mais: Carne descongelada pode ser congelada novamente? Confira e se livre dos perigos
Principais cuidados com carnes congeladas
Para evitar que suas carnes congeladas estraguem, existe uma série de cuidados importantes, começando pelo próprio corte delas. O ideal é que você congele as carnes inteiras, sem cortar ou remover nada. Já em relação ao recipiente de armazenamento, a melhor opção é uma embalagem a vácuo. Mas como nem sempre é possível armazenar dessa forma, a alternativa seria um recipiente de boa vedação e com menor contato possível com o ar.
Caso você queira congelar múltiplas porções de carne, você pode cortar ela da forma que for melhor pra você. Contudo, se for fazer isso, lembre-se de armazenar cada pedaço em recipientes individuais. No caso, sacos plásticos de vedação hermética e potes de plástico com tampa hermética costumam ser boas opções.
Por fim, outro cuidado importante é o descongelamento das carnes. Muitas pessoas tem o costume de deixar a carne congelada sob a pia, mas isso pode favorecer a contaminação por microrganismo. A melhor opção é deixar a carne no refrigerador do dia a dia. Dessa forma, o descongelamento será seguro e por igual.
Veja mais: Como saber se a carne é fresca para não correr riscos? Dicas imperdíveis de consumo
Quanto tempo dura uma carne congelada?
Seguindo os cuidados acima, você pode estender a durabilidade das suas carnes ao máximo. Mas conforme fora dito, as carnes podem estragar mesmo estando congeladas, sendo importante então conhecer a durabilidade geral delas. De maneira geral, carnes de frango costumam durar no máximo 1 ano. Já carnes bovinas variam entre 3 meses, quando são carnes moídas e em pedaços, e 8 meses, no caso de bifes ou cortes inteiros.
Carnes suínas tendem ter uma durabilidade similar, exceto quando são derivados, como o bacon e linguiça, que costumam durar apenas 1 ou 2 meses. O mesmo vale para as carnes de peixe, visto que cortes gordurosos duram aproximadamente 2 meses, e cortes mais magros duram até 6 meses.
Leia mais: Como fazer para descongelar carne em segurança? Veja o passo a passo sem erros