Caroço dolorido nas axilas, o que pode ser? Descubra agora e veja soluções

Conheça as causas para esse problema incômodo embaixo dos braços e saiba o que fazer

Saber o que pode ser caroço dolorido nas axilas é muito importante, pois permite que você possa buscar ajuda médica e achar soluções. Para isso, o site Saúde Lab apresenta informações relevantes sobre este assunto, desde o que causa o caroço até o que fazer.

Mas veja bem, não se desespere caso você perceba um ou mais caroços de uma só vez. Saiba agora as possíveis causas e como ficar livre desse problema o mais rápido possível.

Descubra o que pode ser caroço dolorido nas axilas

Antes de mais nada, fique tranquilo que na maioria das vezes o caroço nas axilas não é algo grave, em muitos casos é um caroço que pode ser resolvido facilmente, embora seja dolorido. De modo geral, esse caroço (nódulo) é a dilatação de um gânglio linfático nesta região.

Esses gânglios linfáticos estão espalhados por vários lugares no corpo humano e são responsáveis em retirar da corrente linfática todas as substâncias suspeitas, entre elas, germes ou vírus que podem ser ameaças para o corpo. Em outras palavras, pode se dizer que são filtros que ‘seguram’ os invasores. E é assim que os nódulos surgem.

Mas, para que você consiga saber do mais um pouco do que se trata, é fundamental que você descubra o que pode ser caroço dolorido nas axilas. Ao longo deste artigo serão apresentadas as principais causas, ou seja, os motivos mais comuns. Portanto, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir. Boa leitura!

Quando surge a foliculite?

A foliculite é um tipo de inflamação muito comum, isso porque ela é causada por uma inflamação dos folículos pilosos (lugar onde nascem os pelos) nas axilas devido bactérias ou fungos que estão na região. Além disso, pode acontecer de um pelo encravado inflamar.

Neste caso, o tratamento é feito por meio de medicações anti-inflamatórias para combater as bactérias e os fungos. Em alguns casos pode ser necessário outros procedimentos para resolver, por exemplo, drenagem local.

Furúnculo: é caroço dolorido nas axilas que dói muito

Ainda sobre o que pode ser caroço dolorido nas axilas, o furúnculo também é outro causador. Parecido com a foliculite, também é causado por uma infecção bacteriana, porém é mais profundo de modo que fica maior.

Algumas pessoas costumam sofrer com esses caroços em várias partes do corpo ao mesmo tempo. Uma avaliação médica é necessária para entender o que está causando. As vezes são bactérias do corpo, os Estafilococos áureos, que quando em desequilíbrio provocam o problema.

Veja também: O que causa varizes? Descubra tudo sobre o problema de saúde

Hidrosadenite supurativa

A hidrosadenite supurativa é uma doença que causa caroços doloridos nas axilas. Eles podem surgir por obstrução das glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor na região axilar. Sendo assim, essa é doença que se diferencia do furúnculo, por exemplo, ao deixar a pele com cicatrizes profundas após sarar.

É importante passar por uma avaliação de dermatologista ou mesmo um clínico geral. O tratamento é feito por meio de cremes com antibióticos, medicamentos analgésicos e, outros cuidados com a pele e roupas.

apalpar caroço dolorido nas axilas
Conheças as causas de caroço dolorido nas axilas- Canva Pro

Cisto sebáceo é grave?

Como o nome sugere, o cisto sebáceo é um caroço que se forma devido ao acúmulo de sebo, logo ele pode aparecer em qualquer local do corpo e a princípio não é grave. Na maioria dos casos, esse tipo de caroço não dói, exceto quando há alguma infecção por bactérias. Ao fazer a avaliação, o médico pode recomendar que você faça compressas de água morna no local e a ingestão de anti-inflamatórios.

Íngua é perigoso?

Por fim, sobre o que pode ser caroço dolorido nas axilas são as ínguas. Elas se formam como resposta para inflamações ou infecções no local. Como fora dito anteriormente, o gânglio linfático que faz parte do sistema de defesa do corpo reage em defesa do corpo e aprisiona o agente causador.

Na maioria dos casos a íngua desaparece sozinha sem a necessidade de medicamentos, mas caso contrário, você deve procurar ajuda médica para ter certeza do motivo do caroço na sua axila,

Como resolver caroços doloridos nas axilas?

Os caroços doloridos nas axilas podem gerar mais preocupação se estes forem duros e não se moverem, persistirem por mais de 30 dias, e se a pessoa tiver febre persistente mais que 5 dias, o médico deverá avaliar o quadro.

Por outro lado, alguns cuidados podem ser feitos para evitar que surjam. Assim, o uso de sabonetes antibactericidas, desodorantes naturais, fazer depilação das axilas ao invés de usar gilete, são práticas indicadas.

E para aliviar a dor, inchaço e outros desconfortos, as compressas de água morna podem aliviar os sintomas. Ainda assim, mantenha a região bem higienizada e prefira roupas mais confortáveis.

Veja também: Como aliviar coceira na pele com soluções caseiras? Saiba fazer com segurança