O que causa varizes? Descubra tudo sobre o problema de saúde

Existem muitos fatores que podem desencadear as varizes e deixar as pernas doloridas

Saber o que causa varizes é imprescindível, pois permite que você consiga fazer o tratamento e até mesmo evitar o surgimento delas. Pensando em você, o site Saúde Lab apresenta tudo que precisa saber sobre as varizes desde o surgimento até como é feito o tratamento. Confira as informações de hoje e saiba as soluções possíveis para resolver esse problema que incomoda tanto mulheres quanto homens.

Descubra o que causa varizes

As varizes são veias que se dilatam quando o sangue não consegue circular normalmente, ou seja, não consegue fazer seu percurso. É muito comum o surgimento de varizes nas pernas e nas mulheres.

Então, para que você saiba o que fazer se tiver essa doença, é importante que você saiba o que causa varizes. As varizes podem ser caracterizadas de três tipos, sendo veias varicosas que tem em torno de 3mm, veias reticulares que tem entre 1 a 3mm e as veias do tipo telangiectasias que tem apenas 1 mm de diâmetro.

Sendo assim, ao longo deste artigo você vai descobrir o que é as varizes, o que causa, quais são os sintomas e muito mais. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

O que são varizes?

Para que você entenda o que causa as varizes, você precisa compreender como funciona a circulação sanguínea. O sangue é transportado pelo nosso corpo por meio de dois tipos de veias, sendo as artérias que tem o objetivo de levar o sangue oxigenado para todo o corpo, enquanto as veias têm a função de trazer o sangue para o coração e os pulmões oxigenar.

Dessa forma, as veias das pernas trabalham contra a gravidade. Então, para que o sangue consiga voltar para o coração as veias possuem válvulas que bombeiam-no tornando o retorno venoso possível. Mas, quando elas não estão funcionando de forma adequada o sangue acaba estagnando(fica parado), isso faz com que as veias fiquem inchadas e até mesmo se rompam.

O que causa?

o que causa varizes nas mulheres
Descubra o que causa varizes – Imagem: Canva Pro

Agora que você já sabe o que são as varizes, chegou a hora de saber o que as causam. Existem muitos fatores que podem desencadear as varizes em qualquer pessoa, mas é um quadro muito comum entre as mulheres, isso porque quando há um aumento na produção do hormônio progesterona às válvulas não funcionam de forma adequada.

Além disso, o histórico familiar com predisposição para varizes, obesidade, tabagismo, ficar por muito tempo em pé e/ou parado ou ficar várias horas sentado podem romper micro vasos. Isso porque, dificulta a circulação do sangue e o funcionamento das válvulas.

Veja também: Nutren Sênior engorda? 

Sintomas

Os sintomas das varizes começam a ser sentidos quando as veias dilatam. No início, quando a dilatação ainda é pequena é possível perceber apenas pequenas veias na superfície da pele com uma leve coceira no local.

Quando o quadro se agrava mais um pouco, ou seja, que o número de veias que dilatou aumentou é comum sentir uma dormência nas pernas, inchaço, formigamento e uma maior sensibilidade na região. Em alguns casos, podem aparecer manchas escuras e maior facilidade em adquirir hematomas quando algumas regiões das pernas batem em algum lugar.

Diagnóstico

Para que você tenha certeza se são as varizes que estão causando o inchaço nas suas pernas e todos os sintomas citados acima, é preciso fazer consulta médica. Por meio de uma avaliação mais minuciosa das características das veias e dos sintomas será possível chegar a um diagnóstico.

Outrossim, o médico poderá pedir alguns exames. No caso das varizes nas pernas é solicitado o exame de ultrassom com Doppler, enquanto que para as varizes pélvicas o raio-x com contraste. Por meio desses exames é possível saber a extensão das varizes, para então ser receitado um tratamento adequado.

Tratamento

A boa notícia é que existe tratamento para as varizes. O objetivo maior do tratamento é melhorar a circulação, ou seja, o funcionamento das válvulas para que o sangue volte para o coração e os pulmões com mais facilidade.

Nos casos mais leves de varizes, apenas a ingestão de determinados medicamentos pode ajudar ou ainda, a aplicação de substâncias na região das varizes em consultório. Mas, quando as varizes são muitas e os medicamentos não funcionam, nem mesmo outros procedimentos estéticos com laser, é preciso fazer uma cirurgia.

O procedimento cirúrgico é indicado em casos em que a pessoa sente muita dor ao ponto de impedir de realizar suas atividades cotidianas, como trabalhar, estudar e realizar as tarefas domésticas. Por isso, se você sentir algum desses sintomas procure ajuda médica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação