Como aliviar coceira na pele com soluções caseiras? Saiba fazer com segurança

Veja como se cuidar com produtos naturais seguros e economizar seu dinheiro

Irritações na pele podem surgir de repente, seja por agentes ambientais, picada de inseto, ou até mesmo quando em contato com o suor do corpo.  Assim, saber como aliviar coceira na pele com soluções caseiras e seguras, pode te ajudar e trazer alívio rápido. Pensando nisso, o site Saúde Lab apresenta dicas de misturinhas para você fazer em casa quando precisar.

Mas atenção, em casos graves ou se não melhorar, não deixe de procurar um médico!

Descubra como aliviar coceira na pele com soluções caseiras

Coceira ou alergia não é algo nada agradável, ainda mais durante o verão, época do ano em que faz muito calor. Chamada pela comunidade médica como Dermatite atópica, a alergia na pele é uma condição não contagiosa. E quando ela foge do controle o médico deve ser consultado para definir o tratamento.

Mas, saiba que existem soluções caseiras que podem ajudar você a aliviar a coceira sem precisar comprar produtos caros. Ao longo deste artigo serão apresentadas produtos naturais e plantas medicinais que servem para coceiras causadas por diferentes agentes.

Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada uma das receitas e saiba de uma vez por todas como aliviar coceiras com soluções caseiras.

Própolis

Primeiramente, independentemente do tipo de coceira que você esteja sentindo, antes de mais nada você precisa lavar o local da coceira com água corrente e usar um sabonete que tenha um pH neutro.

Após realizar esse procedimento, se a causa da sua coceira é um inseto que lhe picou, você deve misturar 2 gotas de própolis com argila cosmética e passar no local. Deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos e depois retire a mistura lavando bem o local. Seque a pele e observe. Você pode repetir o processo por alguns dias, caso melhore procure ajuda médica.

Veja também: Coceira nas pernas ao correr; o que significa esse sintoma? Clica aqui para descobrir

Aloe vera e aveia: alivia a coceira com essas soluções caseiras

aliviar coceira com soluções caseira de aloe vera
Aprenda como usar aloe vera para aliviar coceira na pele. Fonte Canva Pro

 

Ainda sobre como aliviar coceira na pele com soluções caseiras, a mistura de aloe vera com aveia é uma ótima opção. Se você estiver com uma coceira que está evoluindo para uma alergia, isto é, que foi causada por sabão, por exemplo, essa misturinha vai ajudar você.

Dessa forma, com o auxílio de uma gaze coloque um pouco de gel de aloe vera junto com um pouco de aveia. Depois aplique no local da coceira e deixe agir por cerca de 10 minutos.

Mistura de óleos essenciais

Outro tipo de mistura muito eficaz é o uso de diferentes tipos de óleos que tenham efeito calmante para a pele. Sendo assim, misture cerca de 5 gotas de óleo essencial de capim-limão, hortelã-pimenta, óleo de oliva e alecrim. em seguida, passe no local da coceira e deixe agir por 20 minutos, somente depois enxague com água fria.

Chá de tanchagem

Se você teve contato com algum tipo de planta que causou coceira, faça um chá da folha de tanchagem. Porém, você deve esperar o chá esfriar e somente aplicar no local quando de preferência gelado. Você pode lavar ou fazer compressas de 10 minutos três vezes ao longo do dia.

Como aliviar coceira com soluções caseira? Use chá de camomila

Por último, sobre como aliviar coceira na pele com soluções caseiras, você pode fazer um chá de camomila, então quando ele esfriar você deve colocar na geladeira para gelar. Somente depois, acrescente 1 colher de sopa de óleo de amêndoa. Misture tudo e faça complexas ao longo do dia.

Como prevenir?

A recomendação para se prevenir de coceiras na pele começa por cuidados diários de hidratação em todo corpo, evitar banhos muito quentes e situações que podem facilitar o surgimento das irritações na pele.

DERMATITE ATÓPICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?

A Dermatologista Vivian V. Loureiro CRM: 135.240/SP dá outros detalhes que você vai gostar de saber. Assista até e final!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação