Book Appointment Now
Casca de jatobá de molho: para que serve, como usar e contraindicações
A casca de jatobá de molho está associada com muitos benefícios. A princípio, o jatobá é uma árvore que produz frutos bastante comum no território brasileiro. Apesar desses seus frutos serem proveitosos de diferentes formas, a casca da árvore é rica em propriedades medicinais.
Com isso, se soubermos como usá-la, podem obter diversos benefícios. Portanto o SaúdeLab vai te ensinar sobre a técnica da casca de jatobá de molho, para que serve, como usar e contraindicações dela.
Para quem não está familiarizado com remédios caseiros, pode parecer estranho usar as cascas do jatobá para a saúde. Porém a verdade é que, para muitas plantas, as cascas, folhas e sementes conseguem ser quase tão ricas em nutrientes, senão mais, que os seus frutos.
Logo vale muito a pena saber como aproveitar o jatobá nesse sentido, e obter os seus benefícios para a saúde.
Quais as utilidades da casca de jatobá de molho?
De maneira geral, a casca de jatobá é um produto que possui efeitos bem amplos, como é o caso de suas ações anti-inflamatória e antioxidante. Contudo ela também apresenta propriedades mais específicas, visto que a casca de jatobá de molho é comumente empregada como expectorante e antiespasmódico.
Sob esse ponto de vista, as principais utilidades da casca do jatobá se resumem quase que inteiramente no auxílio do tratamento de doenças e condições de saúde diversas.
Dito isso, confira a seguir alguns dos problemas que a casca de jatobá de molho pode ajudar a tratar no dia a dia:
- Desequilíbrios intestinais
- Tuberculose e bronquite
- Dores de estômago
- Constipação nasal
- Inflamações de garganta
- Falta de apetite e anemia
- Casos de bursite e artrite
- Problemas no trato urinário
- Fadiga e cansaço generalizados
- Hemorragias e sangramentos
Como fazer para usar o jatobá dessa forma?
Tendo em mente todos esses problemas de saúde que o jatobá ajuda a combater, fica clara a importância de se aprender a usá-lo. No caso, quando falamos da casca de jatobá de molho, existem duas opções de técnicas diferentes.
A primeira delas é similar à uma garrafada, onde a casca tem de ficar de molho em um vinho. Porém ela é bem mais complicada, tanto no preparo quanto no uso em si.
Sob esse ponto de vista, a melhor maneira de deixar a casca de jatobá de molho é na água fervente, para produzir o chá de jatobá. Ele é uma bebida capaz de extrair bem as propriedades da planta, e é muito mais prática de se fazer.
Assim, bastam usar duas colheres de sopa de casca de jatobá para cada litro de água fervente que você pretende usar. E, depois de feito, aguarde alguns instantes para esfriar um pouco e já pode tomar.
Existe algum tipo de contraindicação para o uso do jatobá?
Por fim, um ponto que não podemos deixar de abordar são os riscos que o uso da casca de jatobá de molho oferece. Felizmente, a planta é considerada bastante segura para o consumo.
Mas por ter uma grande variedade de efeitos, e ser empregada como tratamento complementar de diversas doenças, o ideal é usar o jatobá apenas sob conselho de um médico. Ademais, quanto à contraindicações em si, a planta não é recomendada pra gestantes ou crianças.
Por fim, leia mais:
- Casca de melão para tireoide funciona mesmo? Entenda
- Casca de jatobá tem efeito afrodisíaco e ainda é emagrecedor: confira benefícios e usos
- Pode comer a casca da manga, ou ela é prejudicial para a nossa saúde?
- Água de Jatobá: descubra os segredos da potencialize sua saúde de forma natural