Catupiry é remoso? Entenda seus efeitos no organismo

Por mais saboroso que o catupiry seja, ele não é uma opção de alimento saudável

Sem dúvidas, o catupiry é o tipo de ingrediente que serve para deixar pratos deliciosos ainda mais saborosos. Seja em pizzas, salgados ou carnes, ele pode melhorar demais a qualidade da comida. Entretanto, é importante refletir se a qualidade nutricional também está inclusa nisso. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, veja  se o catupiry é remoso, e quais os malefícios dela para a nossa saúde.

A princípio, a grande maioria dos pratos que usam o catupiry não costumam ser saudáveis. Os salgados e pizzas que foram citados como exemplos realmente conseguem ser bem prejudiciais para a saúde. Com isso, entender se o catupiry é remoso e como ele pode afetar nosso organismo é necessário para saber se ele tem culpa no fato desses alimentos serem prejudiciais ou não.

Características gerais do catupiry

Talvez você já saiba, mas catupiry não é o nome do produto em, e sim de uma das marcas mais populares que produzem ele, que acabou ficando marcante. Na realidade, o catupiry é um tipo de requeijão com uma consistência bem cremosa e pastosa. Por ser um requeijão, ele pode ser considerado um derivado do leite, mas para atingir a consistência e textura que conhecemos, ele recebe aditivos e passa por diversos processos.

De antemão, o leite por si só é considerado uma das maiores fontes de cálcio que podemos consumir. O cálcio por sua vez é de extrema importância para a estruturação dos ossos, o que faz do leite bem benéfico nesse aspecto. Mas ele também contém uma boa quantidade de gorduras e carboidratos em sua composição. Estas qualidades são passadas adiante na grande maioria dos derivados do leite, como é o caso do catupiry.

Leia mais: Qual a diferença entre cream cheese e requeijão? Qual é mais saudável?

O que faz um alimento ser remoso?

Antes de dizer se o catupiry é remoso, é preciso compreender melhor as características dos alimentos remosos. A grande maioria das comidas que se encaixam nessa são grandes fontes de gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados. Esses compostos possuem uma natureza bastante prejudicial para a nossa saúde, mas o que eles de fato tem em comum é que todos possuem efeito inflamatório.

Ou seja, os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória no nosso organismo. Essa ação pode causar inúmeras doenças inflamatórias, como artrite e gastrite. Mas os alimentos remosos em específico são especialmente danosos para os processos de cicatrização do corpo, podendo atrapalhar a recuperação da pele após cirurgias, piercings e tatuagens.

Por fim, o catupiry é remoso ou não?

Conforme fora dito, por ser um derivado do leite, o catupiry herda algumas das características dele. No caso, ele é um alimento com uma quantidade considerável de gorduras e carboidratos. Isso por si só já é suficiente para dizer que o catupiry é remoso. Porém também estamos falando de um produto que é bastante industrializado e processado. Isso contribui para que ele sofra com a adição de ingredientes que podem ser inflamatórios.

Sendo assim, infelizmente o catupiry é remoso. Isso não significa que o consumo dele deva ser proibido, e sim moderado. Ademais, se consumido sozinho, sem fazer parte de massas, frituras ou similares, ele não irá oferecer tantos problemas para a nossa saúde.

Leia mais: Estrogonofe é remoso? Saiba como ele interfere na sua saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação