Centella asiática: quanto tempo para fazer efeito? Entenda

Os compostos da centella asiática precisam de tempo para serem aproveitados pelo corpo

Centella, asiática, quanto tempo para fazer efeito? Quem conhece a centella asiática sabe que ela é bastante única em comparação com outras plantas medicinais.

Ela exerce propriedades bastante proveitosas para a saúde do nosso organismo. Porém, algo que poucos procuram saber é o tempo que leva para o corpo acessar essas propriedades. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre a centella, asiática, quanto tempo para fazer efeito ela leva, e quais os benefícios dela.

A princípio, as ervas e plantas medicinais no geral estão entre os produtos mais ricos em compostos que podemos consumir no dia a dia. Se soubermos como tirar proveito delas com segurança, elas são extremamente benéficas.

Mas precisamos entender que essa riqueza de compostos dificilmente é processada pelo corpo instantaneamente. Sendo assim, não é porque um chá promete benefícios que vamos obter eles logo de cara.

Centella asiática: quanto tempo para fazer efeito?

De maneira gera, na composição da centella asiática, podemos encontrar vitaminas, flavonoides, antioxidantes e carotenoides bastante diversos. Cada um desses composto exerce uma função específica no nosso organismo, e o tempo que eles levam para cumprir com essa função varia.

Portanto se vamos falar sobre a centella asiática e quanto tempo para fazer efeito ela leva, precisamos levar essa característica em consideração.

No caso, os primeiros efeitos da centella asiática começam a se manifestar após três semanas, caso você utilize ela regularmente. E mantendo esse uso, cada vez mais efeitos se expressam com o passar do tempo.

Dependendo do benefício que você deseja obter, a planta precisa estar no seu dia a dia por até mais de um mês para que o corpo consiga realmente aproveitar o benefício em questão.

E quais são os principais efeitos da centella asiática?

  • Promove a beleza da pele: dentre as vitaminas da centella asiática, a vitamina C merece um destaque maior. Quando combinada aos antioxidantes da planta, ela estimula a produção de colágeno na pele, previne o envelhecimento precoce dela, e inibe até a formação de rugas e estrias.
  • Age como diurético: consumir a centella asiática regularmente promove o funcionamento do sistema renal. Ou seja, ela estimula a eliminação de líquidos excessivos do corpo, o que garante a saúde dos rins e ainda pode ajudar a controlar a pressão arterial dos vasos sanguíneos.
  • Ajuda a manter o bem-estar: acredita-se que a centella asiática seja um produto de ação tranquilizante, revigorante e estimulante. A combinação dessas propriedades é especialmente proveitosa para quem sofre de ansiedade e problema similares. Isso porque elas são aliadas do bom humor e do bem-estar no geral.

Como fazer para usar a centella asiática no seu dia a dia?

Enfim, agora que você sabe mais sobre a centella asiática e quanto tempo para fazer efeito ela demora, é bom conhecer também as formas de utilizar ela. No caso, por se tratar de uma planta medicinal, a forma mais comum é usar ela no preparo de chás.

Porém atualmente ela pode ser encontrada na forma de cápsulas e tintura, e pode até mesmo estar presente em cremes. Inclusive esse último exemplo é muito interessante para caso você esteja querendo aproveitar os benefícios dela para a pele.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação