Book Appointment Now
Chá de acerola ajuda a emagrecer e mais; conheça seus benefícios, contraindicações e como fazer
Apesar de não ser tão consumida quanto outras frutas, a acerola possui propriedades e sabor únicos. Porém quando se fala nela, as pessoas costumam pensar apenas no suco de acerola, sendo que é possível aproveitar alguns benefícios da planta a partir do chá de acerola. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o chá de acerola e seus benefícios, indicações e contraindicações.
À primeira vista, você pode pensar que o chá de acerola é feito a partir da frutas da planta. Entretanto a bebida na verdade utiliza as folhas dela, que possui propriedades muito parecidas com a do suco e polpa extraídos da fruta. Ou seja, o chá pode ser considerado uma alternativa para aproveitar os benefícios à saúde que a planta oferece.
Principais benefícios do chá de acerola
- Rico em vitaminas: uma das principais propriedades da acerola é a sua riqueza em vitaminas, especificamente em vitamina C, E, A e do complexo B. O conjunto desses nutrientes oferece diversos benefícios para a saúde, especialmente para a pele, cabelos, olhos e ossos.
- Fortalece a imunidade: além de vitaminas, a acerola também é rica em minerais diversos. A união desses compostos favorece muito o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a imunidade e conferindo maior proteção contra bactérias, vírus e outros patógenos.
- Combate o envelhecimento precoce: como a vitamina C é um potente antioxidante, ela combate os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce. Ademais, juntamente com as outras vitaminas, ela também estimula a produção de colágeno, importante composto para a manutenção da pele.
- Recupera e restaura células: por incrível que pareça, o chá pode ser empregada para reparar diversas células danificadas do organismo. As células do fígado, por exemplo, sofrem danos com facilidade, dependendo de sua alimentação e hábitos de vida. Porém elas felizmente podem ser ajudadas com o chá de acerola.
- Ajuda no emagrecimento: tanto a fruta quanto o chá das folhas são conhecidos por aumentar a sensação de saciedade. Esse é um fator muito importante para quem deseja perder peso.
Leia mais: Como fazer polpa de acerola para congelar? Confira dicas essenciais
Existem algumas contraindicações importantes para o chá
Por conter uma enorme quantidade de vitamina C, o chá de acerola precisa ser evitado por pessoas com problemas renais. No caso, ela aumenta as chances de cálculos renais, e pode agravar quadros de gota. Ademais, a bebida também pode interferir no funcionamento de certos medicamentos. Portanto, antes de consumir o chá, consulte seu médico de confiança para saber se você conseguirá aproveitar as propriedades dele sem se prejudicar.
Como fazer o chá de acerola
Chá da Fruta
Você vai precisar de:
- 5 acerolas picadinhas
- 500 ml de água
Como preparar:
Leve ao fogo a acerola com a água e espere ferver. Assim que levantar fervura apague e abafe. Espero 15 minutos e já pode consumir.
Chá da Folha de Acerola
Você vai precisar de:
- 4 folhas do pé de acerola bem higienizadas;
- 250 ml de água
Como preparar:
Leve a água para ferver e enquanto isso macere as folhas de acerola. Assim, quando a água levantar fervura adicione as folhas maceradas, apague o fogo e abafe. Espere 15 minutos e pode consumir.
Se desejar você pode adicionar maçã, cravo e canela no chá e ainda adoçar com mel.
Para quem o chá pode ser indicado?
De maneira geral, o chá de acerola pode ser aproveitado por qualquer um que desejar obter seus benefícios. Afinal, conforme fora dito, a bebida pode ajudar na perda de peso e combater o envelhecimento precoce, efeitos que são bons para a saúde de qualquer um. Por outro lado, existem casos em que o chá pode ser uma excelente indicação, especialmente no tratamento de certas condições de saúde.
Sob esse ponto de vista, a riqueza de vitaminas do chá faz com que ele seja ótimo por pessoas que estão com crise alérgica, resfriados e até mesmo problemas de vista. Ao mesmo tempo, ele pode ser empregado por quem tem aterosclerose, diabete, depressão, problemas de fígado ligados ao alcoolismo, e dentre muitos outros problemas. Entretanto, vale ressaltar que o chá nunca deve substituir quaisquer tratamentos médicos.
Leia mais: Cuidados Essenciais com Chás Medicinais: da compra até o consumo