Chá de cebola para tosse funciona mesmo? Conheça os seus benefícios

Chá de cebola para tosse – Sem dúvidas, a cebola é um dos ingredientes mais presentes na cozinha. Ela pode ser empregada em quase todo tipo de prato salgado, nem que seja apenas para refogar. Mas o que nem todo mundo sabe é que podemos fazer um chá a partir dela que é rico em propriedades para a saúde.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab entenda se o chá de cebola para tosse funciona mesmo e conheça os seus benefícios.

Por ser um sintoma extremamente amplo, as vezes é difícil solucionar a tosse. E o pior é que dependendo do caso, ela consegue ser bastante incômoda. Felizmente, existem diversas formas de combater ela separadamente, seja através de medicamento ou de dicas caseiras.

Uma dessas dicas é o uso do chá de cebola, mas é importante entender se ele de fato consegue exercer esse efeito ou não.

O chá de cebola para tosse funciona?

Dentre os diferentes compostos da cebola, um que merece destaque é a quercetina. Quando no nosso organismo, ela promove a saúde do nosso sistema respiratório, de forma a combater problemas como a asma, resfriado, alergias e gripes. E felizmente, ela também é considerada uma aliada na redução e combate de tosses.

Ou seja, graças a quercetina, podemos usar o chá de cebola para tosse de fato.

Obviamente não podemos deixar de ressaltar que, dependendo de qual for a causa do problema, é importante que você consulte um médico antes de tentar usar métodos caseiros como o chá de cebola para tosse. Afinal, pode ser que apenas o uso de medicamentos seja a solução.

Mas de qualquer forma, vale a pena experimentar o chá para tentar diminuir a tosse através da quercetina.

Como o chá precisa ser feito para funcionar corretamente?

A princípio, o chá de cebola para tosse não é necessariamente feito com a parte da cebola que usamos na cozinha. Ele pode ser produzido a partir das cascas dela, bastando apenas colocar elas em água fervente por alguns minutos, para fazer a infusão, e coar o chá em seguida.

Inclusive, se quiser potencializar os efeitos do chá, seja para o sistema respiratório ou corpo como um todo, você pode acrescentar um pouco de mel à bebida.

Outros efeitos interessantes do chá para a saúde

  • É antioxidante: a cebola é considerada fonte de compostos fenólicos, que por sua vez são antioxidantes. Isso significa que eles são capazes de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de uma série de doenças neurodegenerativas.
  • Contém muito ferro: por incrível que pareça, o ferro é um mineral bastante expressivo na cebola. Logo, através do consumo de seu chá, podemos prevenir o desenvolvimento de doenças como a anemia.
  • Combate inflamações: não só a cebola é um alimento antioxidante, como também exerce uma boa ação anti-inflamatória no nosso corpo. Graças a ela podemos combater diversas doenças e problemas inflamatórios.
  • Promove a saúde cardiovascular: enfim, a mesma quercetina que ajuda a combater a tosse também é uma grande aliada da saúde do sistema cardiovascular, dada a capacidade dela em regular a pressão arterial.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915