Book Appointment Now
Chá de hibisco solta o intestino? Conheça seus verdadeiros efeitos
Mesmo que você não tenha o costume de consumir chás, você muito provavelmente já ouviu falar do chá de hibisco. Ele é muito popular e consumido, tanto pelo sabor quanto por suas propriedades. Entretanto, se você deseja experimentá-lo, é bom conhecê-lo antes. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de hibisco solta o intestino e como ele pode afetar a nossa saúde.
De antemão, o uso do hibisco como planta medicinal já é bastante antigo. Isso porque os seus efeitos benéficos sob o organismo são observados há muito tempo. Só que atualmente temos muito mais conhecimentos sobre eles, e sabemos melhor como aproveitá-los com segurança. Para chás, isso é de extrema importância, dado que a grande maioria deles possuem múltiplas propriedades.
O chá de hibisco solta o intestino mesmo?
Geralmente, bebidas e alimentos laxantes possuem esse efeito pela presença de fibras. Contudo existem muitos outros nutrientes e compostos que exercem esse mesmo efeito. Estes de fato podem ser encontrados em alguns tipos de ervas, sendo o hibisco uma delas. Ou seja, apesar dessa não ser uma de suas propriedades mais significativas, o chá de hibisco solta o intestino.
De maneira geral, ter um intestino muito solto ou preso não é benéfico para a saúde. Logo, não é porque o chá de hibisco solta o intestino que ele será sempre útil para nós. Na realidade, o consumo de qualquer alimento ou produto laxante só é apropriado para quem sofre de problemas como a constipação intestinal. Sendo assim, se você estiver com diarreia, existem opções de chás melhores que o de hibisco.
Outros efeitos do hibisco no nosso organismo
- Ajuda no emagrecimento: os compostos fenólicos são um dos componentes mais expressivos do hibisco. E um de seus principais efeitos no corpo é potencializar as atividades que levam à perda de peso.
- Combate microrganismos: por incrível que pareça, o hibisco tem uma forte ação antimicrobiana, que é especialmente eficaz contra bactérias. Graças a ela, é possível prevenir e combater infecções diversas.
- Reduz a pressão arterial: as antocianinas do hibisco são compostos diuréticos e antioxidantes, e através do consumo delas, é possível promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, levando a queda da pressão arterial.
- É antioxidante: outro benefício da presença de antioxidantes no hibisco é que eles combatem os radicais livres, responsáveis por problemas como o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
- Diminui o colesterol: por fim, o hibisco também ajuda a queimar a gordura do nosso organismo, o que por sua vez promove a queda dos níveis de colesterol. Somando esse efeito à redução da pressão arterial, podemos dizer que o chá de hibisco é um grande aliado da saúde cardiovascular.
Em algumas situações, o chá de hibisco pode ser contraindicado
Tendo em mente que o chá de hibisco solta o intestino e ainda oferece muitos outros benefícios, é preciso ter cuidado com o consumo dele as vezes. Por exemplo, conforme fora dito, alimentos e produtos laxantes não são uma boa ideia para quem já está com o intestino solto. Sob esse mesmo ponto de vista, também é bom se atentar com o chá de hibisco se você faz uso de algum medicamento para a pressão arterial ou colesterol, visto que eles também são afetadas pela bebida.
Leia mais:
Chá de Hibisco e Menstruação: conheça os mitos e verdades sobre a bebida
Hibisco faz mal para os rins? Descubra seus verdadeiros efeitos
Hibisco emagrece? Atente-se à melhor forma de consumir essa planta
Quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco? Entenda a relação dele com a hipertensão
Chá de hibisco faz mal para o fígado? Conheça melhor suas propriedades