Chá de jasmim: contraindicação e cuidados no manuseio

Chá de jasmim, contraindicação – Se você é uma pessoa que tem costume de tomar chá na rotina, então você provavelmente já sabe o quão benéficos eles podem ser. Contudo, você também deve saber a grande maioria das ervas e plantas medicinais oferecem alguns pequenos riscos para a saúde.

Sob esse ponto de vista, para que você saiba tudo dessa planta, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o chá de jasmim, contraindicação, principais benefícios e modo de preparo.

De maneira geral, quase todo chá tem algum tipo de contraindicação. Isso se dá pelo fato de que as ervas medicinais empregadas na produção deles tendem a ser ricas em diferentes propriedades e compostos.

Obviamente é graças a essa característica que os chás conseguem apresentar tantos benefícios. Porém também é por causa disso que nem sempre o consumo deles é totalmente confiável para todo mundo.

Chá de jasmim tem contraindicação?

A princípio, quando comparado à outros tipos de chás, o de jasmim é considerado bastante seguro. No caso, para a confecção dele, são utilizadas as flores do jasmim, preferencialmente frescas.

Estas por sua vez não possuem muitos compostos agressivos para a saúde. Entretanto, apesar de ser situacional, o chá de jasmim tem contraindicação de fato, sendo então importante entender ela melhor.

Em suma, a principal contraindicação do chá de jasmim são as mulheres gestantes. Na realidade essa é uma contraindicação muito comum para os chás, e o motivo é bem simples.

Mulheres que estão sob a gestação podem ter sua saúde afetada com uma facilidade muito maior. Logo, um chá como o de jasmim, que tem múltiplos efeitos, tem o risco de não ser bem recebido pelo organismo de uma gestante.

E quais são os benefícios do jasmim para a saúde?

Tendo em mente que o chá de jasmim tem contraindicação apenas em um caso específico, basicamente qualquer pessoa pode tirar proveito dos benefícios que ele oferece. No caso, ele é uma planta rica em polifenois, flavonoides, antioxidantes, alcaloides e muitos outros tipos de compostos.

E a partir dessa composição bem diversificada, podemos oferecer benefícios para a saúde como:

  • Redução e alívio de dores generalizadas
  • Combate dos sintomas de resfriados e gripes
  • Promoção do relaxamento e do bem-estar
  • Estímulo do libido e desejo sexual
  • Redução dos principais sintomas da TPM
  • Combate do estresse do dia a dia
  • Melhoria na cicatrização de ferimentos
  • Aumento na qualidade do sono a noite
  • Inibição do envelhecimento precoce

Passo a passo para preparar o chá em casa

  1. Antes de mais nada, em uma panela sob o fogo, acrescente 300ml de água.
  2. Mantenha o fogo alto até que a água da panela esteja fervendo bastante.
  3. Assim que a água ferver, desligue o fogo e acrescente cerca de 5 flores frescas de jasmim.
  4. Agora tampe a panela e mantenha ela assim por aproximadamente 5 minutos, para fazer a infusão.
  5. Passado o tempo, passe a água por uma peneira para coar as flores.
  6. Por fim, aguarde mais alguns instantes para a bebida resfriar um pouco, e já pode se servir.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915