Chá de macela e ansiedade: a bebida ajuda mesmo a tratar o problema?

Será que chá de macela e ansiedade combinam? À primeira vista, até quem não está acostumado a tomar chás sabe que muitos deles são bons para nos acalmar. Há inclusive aqueles combatem problemas como a depressão ou a ansiedade.

Contudo, será que o chá de macela se encaixa como um desses chás? Venha com o SaúdeLab, saiba mais sobre a relação entre o chá de macela ansiedade, e descubra se a bebida ajuda mesmo a tratar o problema.

Atualmente, a ansiedade é um problema de saúde que afeta incontáveis pessoas, e que infelizmente parece estar se tornando cada vez mais comum. Dependendo do caso, é necessário tratar a condição com o uso de medicamentos e através de grandes mudanças nos hábitos de vida. Entretanto os chás de fato podem ser grandes aliados no combate da ansiedade, se você souber quais usar.

É bom usar o chá de macela para ansiedade?

Primeiramente, a macela é uma planta com propriedades medicinais amplamente empregada e consumida pelas pessoas. As flores usadas na produção de seu chá possuem uma grande variedade de composto, como o limoneno, ácidos fenólicos, quercetina e luteonina.

E é justamente graças a essa composição que o uso do chá de macela para ansiedade é extremamente proveitoso.

No caso, os compostos mencionados exercem diferentes funções no nosso organismo. Mas o que estabelece uma relação entre o chá de macela e ansiedade é a capacidade desses compostos em agirem como sedativos e calmantes.

Logo, eles ajudam a combater os sintomas gerais da ansiedade. Ademais, através deles também podemos amenizar o estresse do dia a dia, melhorar a qualidade do sono e amenizar algumas alterações no humor.

Mas, atenção, o chá de macela jamais deve substituir o tratamento medicamentoso, inclusive serve apenas como um tratamento complementar.

Outros efeitos importantes do chá para a saúde

Conforme fora dito, os compostos da macela possuem diferentes funções. Logo, o chá de macela para ansiedade é útil, mas ainda pode ser aproveitado para outras finalidades.

Dentre os efeitos da sua composição, podemos citar as suas ações antimicrobiana, imunomoduladora, anti-inflamatória, analgésica e antioxidante. E através dela, e do consumo do chá obviamente, podemos obter os seguintes benefícios:

  • Manutenção de níveis equilibrados de colesterol
  • Prevenção contra o desenvolvimento de cânceres
  • Combate contra alguns problemas gástricos
  • Auxílio no tratamento de resfriados e de gripes
  • Prevenção contra a queda dos fios de cabelo
  • Diminuição de dores de cabeça generalizadas
  • Fortalecimento das defesas do sistema imunológico
  • Combate contra a diarreia e cólicas menstruais
  • Promoção da cicatrização de ferimentos gerais

Como fazer para preparar o chá em casa?

  1. Primeiramente, em uma panela sob fogo médio, coloque uma xícara de água filtrada.
  2. Agora espere até que a água esteja fervendo para em seguida desligar o fogo.
  3. Feito isso, acrescenta na água quente uma colher de chá das flores secas da macela.
  4. Com as flores na água, mantenha a panela tampada para fazer a infusão.
  5. Aguarde cerca de 5 minutos para que a infusão possa extrair as propriedades da macela.
  6. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água em uma xícara e se servir.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915