Chá de moringa emagrece? Conheça os benefícios e saiba como preparar

Chá de moringa emagrece? – A moringa, também conhecida como Moringa oleifera, é considerada uma das plantas mais nutritivas do planeta, pois contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Suas folhas, flores, sementes e raízes podem ser utilizadas para diversos fins, tanto na alimentação quanto na medicina tradicional. Nesse contexto, o chá de moringa emagrece? Confira a resposta aqui no SaúdeLAB e saiba tudo sobre essa planta extraordinária!

Afinal, o chá de moringa emagrece?

Logo em seguida, você vai conhecer os principais benefícios da moringa para a saúde, pois são vários. No entanto, com relação ao chá dessa planta incrível ajudar no emagrecimento não podemos falar com certeza, uma vez que não há estudos científicos nessa área.

Desse modo, não é recomendado fazer o uso dessa bebida para esse fim, já que não se sabe em definitivo a quantidade ideal e outros pontos sobre a utilização.

De qualquer forma, a moringa oferece muitos benefícios para o organismo, tendo em vista seus diversos componentes, como substâncias antioxidantes, fibras, flavonoides, vitaminas, aminoácidos, cálcio, ferro e muito mais.

Benefícios do chá de moringa para a saúde

Conhecida por seus diversos benefícios para a saúde devido à sua composição nutricional, a moringa é uma planta especial; confira os principais benefícios que o consumo regular oferece.

Rica em nutrientes: A moringa é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como vitaminas A, C, E, K, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo e para a manutenção da saúde.

Propriedades antioxidantes: É também rica em antioxidantes, como a vitamina C e os compostos fenólicos. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar as células do organismo. Dessa forma, a moringa pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e o risco de doenças crônicas.

Efeito anti-inflamatório: A presença de compostos bioativos na moringa, como isotiocianatos e flavonoides, confere a ela propriedades anti-inflamatórias. Essas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que está associada a diversas doenças, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Fortalecimento do sistema imunológico: A moringa contém nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, como a vitamina C e zinco. Esses nutrientes auxiliam na produção de células de defesa do organismo, como os linfócitos, e ajudam a prevenir infecções e doenças.

Benefícios para a saúde cardiovascular: Estudos sugerem que a moringa pode ter efeitos benéficos sobre a saúde do coração, como a redução dos níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol) e triglicerídeos, além de melhorar a função endotelial, que é importante para a saúde dos vasos sanguíneos.

Potencial anticâncer: Alguns estudos preliminares indicam que a moringa pode ter propriedades anticâncer devido à presença de compostos bioativos, como glucosinolatos e flavonoides. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor esses efeitos e sua aplicação clínica.

Como fazer chá de moringa

Agora vamos falar sobre a receita do chá de moringa. Preparar o chá é bastante simples e pode ser feito em casa. Confira os ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de moringa;
  • 1 xícara de água;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Ferva a água em uma chaleira ou panela;
  • Em seguida, adicione as folhas secas de moringa na água fervente;
  • Deixe as folhas em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, para que os compostos da moringa sejam liberados na água;
  • Em seguida, coe o chá para retirar as folhas e adoce, caso queira;
  • Por fim, consuma o chá.

Leia ainda:

Compartilhe seu amor
Daniela Marinho
Daniela Marinho

Especialista em Produção de Conteúdo, atuando com Redação SEO desde 2019.

Artigos: 714