Chá de Quebra-Pedra realmente elimina pedras nos rins? Confira a verdade

Diferente do que muitos acreditam, a famosa quebra-pedra não elimina pedras nos rins. Entenda.

Nativa das Américas, a famosa quebra-pedra, uma planta rasteira de folhas pequeninas, é muito conhecida no Brasil. Em especial, ela é utilizada para tratamentos de problemas renais e urinários, como cálculos e pedras nos rins. Entretanto, sua eficácia tem sido questionada por alguns especialistas nos últimos tempos. Dessa forma, será que o chá de quebra-pedra realmente elimina pedras nos rins? Saiba hoje no SaúdeLab.

Além disso, confira quais são os reais benefícios que o chá de quebra-pedra pode trazer para a sua saúde. Do mesmo modo, entenda os possíveis efeitos colaterais e saiba se você pode ou não tomar a bebida, de acordo com a sua patologia. Ademais, continue conosco e veja também como preparar o chá da forma correta!

Como o chá de quebra-pedra atua no organismo? Entenda

De nome científico Phyllanthus niruri, a quebra-pedra pode ser encontrada em casas de produtos naturais. No entanto, ela é uma planta facilmente encontrada em canteiros pelo Brasil, e você certamente já deve tê-la visto por aí. Dessa forma, pode-se utilizar suas folhas frescas para o preparo do chá, assim como o seu caule, flores e raiz.

Assim, confira agora os benefícios reais que o chá de quebra-pedra oferece à sua saúde!

Benefícios da planta quebra-pedra

  1. Previne a formação de pedras nos rins

Muitos acham que o chá de quebra-pedra tem o poder de “quebrar” as pedras nos rins, como o próprio nome da planta sugere. Porém, esse é um engano comum: de acordo com especialistas, a planta tem ação preventiva, e não curativa. Desse modo, ela evita a formação de pedras e cálculos renais, mas não elimina os já existentes.

Isso ocorre porque as propriedades da planta agem impedindo a formação de cristais de oxalato de cálcio, que ocasionam os cálculos renais. Assim, você pode tomar o chá como forma de prevenção de formação de cristais, caso já sofra com esse problema. No entanto, a ingestão da bebida deve ser feita como ação complementar a um tratamento médico adequado.

  1. Combate infecções

O chá de quebra-pedra contém poderosos antioxidantes, além de ação antibacteriana, que atuam protegendo as células do corpo contra radicais livres e influenciam diretamente no combate a certas infecções do organismo, como as infecções urinárias, por exemplo.

  1. Possui ação antimicrobiana

Alguns estudos recentes mostraram a eficácia do chá de quebra-pedra no tratamento contra as bactérias do gênero H. pilori, que podem causar problemas como úlceras intestinais, dores e náuseas.

  1. Age como um anti-inflamatório natural

Pesquisas recentes apontaram que o chá de quebra-pedra, aplicado sobre a pele em forma de compressas, atua com ação anti-inflamatória, ajudando na cicatrização de feridas e problemas de pele como a psoríase.

  1. Melhora a saúde do fígado

A quebra-pedra contém ainda compostos bioativos e antioxidantes que atuam protegendo o sistema hepático. Desse modo, ela é eficaz no tratamento de doenças como aterosclerose e a doença hepática gordurosa não-alcóolica. Além disso, a planta também inibe a replicação do vírus da hepatite B.

  1. Auxilia no controle da diabetes

O chá de quebra-pedra ajuda a combater a resistência à insulina, já que reduz a absorção e melhora o armazenamento de glicose no organismo. Assim, ele pode atuar de forma preventiva ou no controle da diabetes, ao lado de um tratamento médico adequado.

  1. Previne certos tipos de câncer

Os antioxidantes presentes na quebra-pedra atuam evitando danos celulares. Nesse sentido, alguns estudos preliminares demonstraram a eficácia da ingestão do chá na prevenção de certos tipos de câncer, como o de mama e o de pulmão.

chá de quebra-pedra
Chá de Quebra-Pedra realmente elimina pedras nos rins? Confira a verdade. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá de quebra-pedra

Ingredientes

  • 2 ramos completos de quebra pedra;
  • 200ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água junto das folhas por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, coe o chá e beba em seguida. A indicação para ingestão é de 1 a 2 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Não foram observados efeitos colaterais expressivos na composição do chá de quebra-pedra. Porém, alguns indivíduos podem apresentar dores de estômago e diarreia.

Quem não pode tomar o chá

O chá de quebra-pedra é contraindicado para grávidas, lactantes, mulheres que estão tentando engravidar e crianças menores de 6 anos. Além disso, ele não deve ser tomado por mais de 2 semanas seguidas, pois provoca a eliminação, pela urina, de minerais importantes para a saúde.

Leia também: Chá de camomila alivia cólica menstrual e muito mais; confira 10 benefícios incríveis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação