Chá de Salsa: benefícios, contraindicações e como usar corretamente

A princípio, a salsa é amplamente usada como tempero em diversos pratos. Entretanto, o sabor que ela oferece não é o único motivo pelo qual devemos tentar consumir ela. Na realidade, ela oferece muitos benefícios para a saúde, especialmente quando na forma de chá de salsa. Portanto venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos benefícios e contraindicações do chá de salsa.

Também conhecida como salsinha, a salsa é uma hortaliça com diversas propriedades. Ao saber quais são elas, e como aproveitá-las corretamente, podemos melhorar nossa saúde consideravelmente. Por outro lado, é importante ter em mente que, assim como todo alimento, o chá de salsa também possui algumas restrições e cuidados em relação ao seu consumo, os quais precisam ser seguidos para evitar prejuízos.

Benefícios do chá de salsa para a saúde

  • Tem ação antioxidante: o chá é considerado uma fonte de antioxidantes, compostos importantes para combater o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  • Conserva a saúde dos rins: através de seu efeito diurético, o chá ajuda a prevenir o desenvolvimento de cálculos renais, além de manter os rins em bom funcionamento.
  • Favorece o emagrecimento: ainda em relação ao efeito diurético, o chá permite com que o corpo tenha uma menor retenção de líquido. Consequentemente, ele promove uma redução de peso.
  • Reduz celulites: por incrível que pareça, ao diminuir a retenção de líquidos, o chá pode melhorar bastante o aspecto de marcas de celulite.
  • Ajuda a regular a pressão arterial: quem sofre de hipertensão precisa estar sempre atento com sua pressão arterial. Felizmente, dependendo do caso, o chá de salsa pode ser um aliado nesse sentido, visto que o efeito diurético permite uma maior eliminação de sódio, um dos responsáveis pela elevação da pressão arterial.

Leia mais: Chá de acerola ajuda a emagrecer e mais; conheça seus benefícios, contraindicações e como fazer

Indicações e contraindicação do consumo do chá

De maneira geral, qualquer pessoa pode consumir o chá de salsa e aproveitar seus benefícios sem ter complicações, desde que o consumo seja moderado. Entretanto, por mais que ele ajuda e reduzir a pressão arterial, pessoas com hipertensão precisam consultar um médico antes de beber o chá. Isso se dá pelo fato de que ele pode interferir ou potencializar o efeito de medicamentos que reduzem a pressão, o que acaba sendo problemático. O mesmo vale para pessoas que usam medicamentos como anticoagulantes, ou que sofrem de outras condições de saúde.

Como fazer e consumir o chá corretamente?

Tendo em mente os benefícios do chá de salsa, é preciso aprender a fazê-lo em casa para começar a aproveitar eles o quanto antes. Assim como a grande maioria dos chás, o preparo precisa apenas de água e ervas. No caso, para cada litro de água, utilize 30g de folhas de salsa, sejam elas secas ou frescas. Em relação ao preparo em si, basta acompanhar o seguinte passo a passo:

  1. Em uma panela sob o fogo, coloque a água para ferver.
  2. Desligue o fogo assim que a água começar a ferver, e acrescente as folhas de salsinha.
  3. Espere por cerca de 15 minutos para fazer a infusão das folhas.
  4. Por fim, coe a bebida em uma xícara e já pode se servir.

Para aproveitar os benefícios do chá, procure consumir ele periodicamente, de preferência todos os dias e espaçado das refeições. Ademais, por mais que o sabor possa ser incrementado com mel ou limão, o ideal é que você não acrescente nada na bebida.

Leia mais: Chá de Tília combate a ansiedade e mais; conheça benefícios e saiba preparar

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915