Chá de sene faz mal para o fígado? Saiba como amenizar os riscos

Chás precisam sempre ser consumidos com cuidado para não se tornarem prejudiciais

A princípio, talvez o chá de sene seja um dos chás mais polêmicos que existem. Ele apresenta propriedades e benefícios bastante interessantes para a saúde. Porém ele também é conhecido pelos seus efeitos colaterais, sendo necessário ter muito cuidado com o seu consumo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o chá de sene faz mal para o fígado.

De maneira geral, todo chá precisa de atenção antes de ser consumido. Cada um deles possuem efeitos específicos, que podem afetar a nossa saúde das mais variadas formas. Ou seja, se você não souber como usar determinado chá, ele não só pode deixar de ter o efeito desejado, como também pode apresentar malefícios.

Chá de sene: o que é e qual a sua utilidade?

Assim como a grande maioria dos chás, o chá de sene é feito a partir de uma erva. Esta por sua vez é cientificamente nomeada de Cassia angustifolia, mas é comumente chamada de cássia, mamangá ou apenas sene. Atualmente, a erva pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais. Mas o seu uso precisa ser feito sob a orientação de um profissional especializado no assunto.

Quanto ao seu uso, o chá de sene é empregado principalmente para combater fortes constipações intestinais. Isso se dá pelo fato de que a bebida apresenta uma ação laxante muito potente. Entretanto, também existem casos de infecções bacterianas ou fúngicas, e de doenças venéreas cujo o tratamento é auxiliado através do chá.

Leia mais: Chá de sene: conheça os benefícios e fique alerta aos efeitos colaterais

O chá de sene faz mal para o fígado?

De antemão, o chá de sene é capaz de afetar os eletrólitos do nosso organismo, podendo desequilibrar o funcionamento ou alterar a quantidade deles. Esse efeito infelizmente tem o potencial de lesionar o nosso fígado, especialmente se o consumo for excessivo, frequente, ou a longo prazo. Ou seja, de fato o chá de sene faz mal para o fígado, e pode prejudicar o funcionamento dele.

Vale salientar que esse efeito que o chá exerce nos nossos eletrólitos também pode ser responsável por outros problemas além de danos hepáticos. No caso, ele está bastante relacionado aos músculos, de forma a aumentar o risco de fraquezas musculares e de problemas no funcionamento do coração.

Portanto, o chá de sene, em excesso, faz mal ao fígado sim, principalmente se for consumido em excesso. Desta forma, evite exagerar na dose e, caso já tenha doença prévia no fígado, jamais use o chá sem o conhecimento do seu médico.

Outros problemas do chá para a saúde

Só pelo fato de que o chá de sene faz mal para o fígado, músculos e coração, já fica claro que precisamos ter muito cuidado com ele. Mas não podemos deixar de mencionar os outros efeitos colaterais e malefícios que ele pode oferecer para a nossa saúde. Sendo assim, confira alguns deles a seguir:

  • Vômitos
  • Mal funcionamento do intestino
  • Cólicas
  • Dependência de laxativos
  • Diarreia
  • Má absorção de nutrientes
  • Redução da quantidade de hemoglobina
  • Falta de potássio e cálcio

Por fim, conhecendo melhor as propriedades do sene, caso você tenha interesse de experimentar, não esqueça de consultar um médico, nutricionista ou qualquer profissional da área. As orientações deles são muito importantes para entender se você realmente pode consumir, e qual a dose correta para seu caso.

Leia mais: Ora-pro-nobis-faz mal para o fígado? Fique por dentro dos seus efeitos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação