Book Appointment Now

Chá de trombeta: veja seus efeitos, modo de preparo e contraindicações
Chá de trombeta – Você já ouviu falar do chá de trombeta? Ele é feito a partir de uma planta popularmente chamada de trombeta-de-anjo ou saia-branca. O problema é que existe muito receio quanto ao consumo dessa planta, e os efeitos e segurança que ele nos oferece.
Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar tudo sobre o chá de trombeta, efeitos, modo de preparo e contraindicações dele.
De antemão, os chás no geral sempre precisam ser consumidos com bastante cuidado. Afinal, as plantas e ervas medicinais que costumam ser empregadas no preparo deles são carregadas de substâncias potentes, as quais impactam a nossa saúde de diferentes formas.
Logo, dependendo de qual o tipo de chá, da forma em que ele é feito, e como ele é consumido, as suas propriedades podem ser benéficas ou prejudiciais.
Para que serve o chá de trombeta?
Tanto as folhas quanto as flores e sementes da trombeta-de-anjo podem ser aproveitadas para fazer o chá. E este por sua vez é empregado principalmente no tratamento e prevenção de determinadas doenças.
Isso porque os efeitos da composição nutricional da planta são focados justamente no combate de problemas de saúde diversos. Sob esse ponto de vista, veja a seguir as condições que o chá de trombeta é capaz de ajudar no tratamento ou prevenção:
- Abcessos e infecções na pele
- Perda de apetite
- Infecções urinárias
- Tosse generalizada
- Mal de Parkinson
- Doenças inflamatórias
- Problemas cardiovasculares
- Dores generalizadas
Quais os efeitos do chá para a nossa saúde?
Você pôde observar acima as principais utilidades da trombeta-de-anjo na saúde. Mas vale a pena entender os efeitos que essa planta exerce, visto que eles são os responsáveis por garantir essas utilidades. No caso, a planta é capaz de melhorar as atividades tanto do coração quanto do sistema respiratório. Ela ainda é considerada analgésica, e exerce múltiplas ações no sistema nervoso, podendo relaxar ele ou atuar como um psicoativo.
Como fazer o chá de trombeta?
- Primeiramente, em uma panela sob o fogo, coloque duas xícaras de água filtrada.
- Espere a água ferver e, quando isso ocorrer, desligue o fogo.
- Agora acrescente uma colher de chá de flores da trombeta-de-anjo na panela com água fervente.
- Feito isso, mantenha a panela tampada, e espere cerca de 5 minutos para fazer a infusão.
- Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir.
Quem não deve tomar?
Enfim, essa talvez seja a questão mais importante quanto ao consumo do chá de trombeta. Isso porque a planta é considerada um alucinógeno e até mesmo uma droga. Logo, além de ser muito importante ter moderação em seu consumo, limitando ele para até duas xícaras diárias, é preciso ficar atento com suas contraindicações.
De maneira geral, por conta de seus efeitos no sistema nervoso, o chá de trombeta deve ser evitado por pessoas que sofrem de problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.
Ademais, por questão de segurança, ele também é contraindicado para mulheres gestantes e crianças pequenas. O ideal é que, independente de suas condições de saúde, você consulte um médico antes de experimentar o chá.
Leia mais: