Book Appointment Now
Chá de Unha-de-Gato é bom para quê? Veja os benefícios e como fazer corretamente
Você já ouviu falar em chá de unha-de-gato? Muito popular em algumas partes do Brasil, o caule dessa espécie de planta apresenta espinhos com ondulações semelhantes às garras de um felino. Suas principais propriedades, no entanto, estão em suas folhas e raízes, que possuem diversos nutrientes e antioxidantes poderosos, como mostraremos hoje no SaúdeLab!
Nesse sentido, é importante destacar que o consumo do chá de unha-de-gato deve ser orientado por um médico especialista, já que a planta possui efeitos colaterais e muitas contraindicações. Dessa forma, esteja atento e, dito isso, continue conosco para aprender mais sobre a bebida! Ademais, veja também como prepará-la da forma correta e as recomendações para ingestão.
Os benefícios do chá de unha-de-gato
De nome científico Uncaria tomentosa, a unha-de-gato oferece propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depuradoras, diuréticas e imunoestimulantes. Assim, através do chá, ela pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças ocasionadas por infecções ou inflamações. Portanto, veja agora como tais benefícios se revelam para a sua saúde!
Os efeitos da planta no organismo
1. Alívio da gastrite
Um dos benefícios mais conhecidos do chá de unha-de-gato é o de atuar no tratamento da gastrite e processos inflamatórios no estômago. Isso ocorre devido à presença das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da planta.
2. Controle da pressão arterial
A unha-de-gato contém um alcaloide chamado rincofilina, que inibe a agregação plaquetária e a trombose, aumentando a circulação e inibindo a formação de placas de gordura na parede das artérias e de coágulos sanguíneos no corpo. Assim, ela acaba diminuindo a pressão arterial, prevenindo doenças como infarto e derrame.
3. Diminuição das dores nas articulações
O chá de unha-de-gato confere ao organismo muitas substâncias alcaloides, que inibem a produção de inflamações no organismo, além de atuar como um poderoso analgésico. Desse modo, a bebida é uma ótima aliada de quem possui problemas nas articulações, como bursites, osteoartrite, artrite e artrite reumatoide.
4. Fortalecimento do sistema imunológico
A unha-de-gato também é rica em proantocianidinas, substâncias com atividade antibacteriana e antifúngica, que também estimulam a produção de glóbulos brancos e a ativação das células imunes. Dessa maneira, o chá preparado com a planta acaba fortalecendo o sistema imunológico, pois aumenta as defesas do organismo.
5. Evita o envelhecimento precoce
O alto teor de antioxidantes presentes na unha-de-gato, como polifenois e flavonoides, protegem as células do corpo contra o estresse oxidativo, pois previnem os danos causados pelos radicais livres. Consequentemente, o efeito acaba retardando o envelhecimento precoce.
6. Oferece apoio ao tratamento do câncer
Alguns estudos preliminares observaram que a unha-de-gato pode diminuir a ação de células cancerígenas do organismo, em casos de câncer de mama, tireoide, vesícula biliar e cólon. Além disso, nos casos de câncer de mama, o chá da planta pode reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, evitando a diminuição dos glóbulos brancos provocada por ela e restaurando os danos celulares.
7. Auxílio no tratamento do Alzheimer
A unha-de-gato contém um polifenol chamado protoandociandina B2, que atua diretamente no cérebro, reduzindo inflamações cerebrais, melhorando a memória de curto prazo e diminuindo as placas que o Alzheimer forma no cérebro.
Como fazer o chá de unha-de-gato
Ingredientes
- 20g de folhas, raízes ou cascas de unha-de-gato;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferva todos os ingredientes em uma panela por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe o chá repousar por cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e beber. O padrão indicado para ingestão é tomar o chá de 8 em 8 horas.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do chá de unha-de-gato estão ligados somente ao consumo excessivo, além do limite recomendado. Nesses casos, pode haver riscos de sangramento, diarreia, dores no estomago, náuseas, diminuição de progesterona e estrogênio no organismo, neuropatia, diminuição da frequência cardíaca, insuficiência renal aguda e intoxicação no fígado.
Quem não pode tomar o chá
O chá de unha-de-gato não deve ser consumido por gestantes, lactantes, pessoas portadoras de doenças como esclerose múltipla, lúpus eritematoso, ou indivíduos que possuem leucemia ou problemas renais. Do mesmo modo, ele deve ser evitado por quem possui problemas de coagulação no sangue ou fazem uso de remédios anticoagulantes.
Conheça também: Chá de Orégano possui vários benefícios; mas todo mundo pode tomar? Entenda