Chá do caroço de manga: para que serve, como fazer e contraindicações

Já ouviu falar do chá de caroço de manga? A princípio, algo que nem todo mundo sabe é que as sementes das frutas, na maioria das vezes, conseguem ser tão nutritivas, senão mais, que a polpa delas.

Logo elas não são um ingrediente a ser descartado, e o caroço da manga é um exemplo perfeito disso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o chá do caroço de manga, para que serve, como fazer e contraindicações dele.

Sem dúvidas todo tipo de chá deve ser preparado com cuidado. Isso porque as ervas que são empregadas no seu preparo costumam ser carregadas de diferentes compostos e propriedades.

E se não soubermos quais são eles, podemos acabar nos prejudicando. Tal cuidado também vale para a semente de manga, que apesar de não ser uma erva medicinal, também é rica em nutrientes e múltiplos efeitos.

Benefícios do chá do caroço de manga para a saúde

De antemão, a composição nutricional do caroço da manga é bastante completa. Ela apresente desde vitaminas e minerais básicos até grandes variedades de antioxidantes e proteínas.

Com isso, consumir o chá do caroço de manga com regularidade acaba suprindo boa parte das necessidades do nosso organismo. Obviamente que ele por si só não faz milagres, mas precisamos reconhecer os benefícios que o chá oferece, como por exemplo:

1. Inibição do envelhecimento precoce

2. Promoção da fertilidade e saúde sexual

3. Melhoria nos processos de digestão dos alimentos

4. Redução dos riscos de doenças cardiovasculares

5. Fortalecimento da estrutura e saúde dental

6. Combate de alguns infecções bacterianas e fúngicas

7. Promoção da saúde e flexibilidade das articulações

8. Manutenção da pele e combate contra a acne

9. Redução e melhoria da oleosidade dos fios de cabelo

10. Conservação da visão e saúde dos olhos no geral

Como fazer para preparar o chá em casa?

  1. Antes de mais nada, comece colocando uma xícara e meia de água filtrada em uma panela sob o fogo.
  2. Enquanto a água esquenta, vá separando e limpando o caroço da manga, e reserve ele.
  3. Quando a água da panela estiver fervendo, acrescente nela o caroço da manga.
  4. Para fazer a infusão, aguarde cerca de 20 minutos, e quiser pode desligar o fogo no meio do processo.
  5. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir do chá.

Contraindicações e cuidados importantes no consumo

Tendo em mente as propriedades benéficas do chá do caroço de manga, não podemos deixar de comentar sobre alguns dos cuidados que seu consumo exige. Começando por suas contraindicações, que felizmente é apenas uma.

No caso, quem tem alergia à látex deve evitar esse chá pois o caroço pode conter urushiol, um composto que serve de gatilho para essa alergia. Fora isso, ele costuma ser bastante seguro.

Por fim, outro ponto importante sobre o chá do caroço de manga é o consumo moderado. O ideal é tomar ele pela manhã, e não necessariamente uma xícara inteira. Três colheres de sopa durante o jejum, por exemplo, já é mais do que suficiente para aproveitar seus efeitos.

E  caso você esteja com receio de experimentar o chá, saiba que também existe a farinha de caroço de manga, um ingrediente com aplicações diferentes, mas que também é nutritivo.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915