Pode comer o caroço da jabuticaba? Descubra agora se a prática pode ser perigosa

Algumas frutas escondem propriedades bastante interessantes em suas sementes

Pode comer o caroço da jabuticaba? – A princípio, sabemos que é a partir da semente que uma planta e seus frutos se desenvolvem. Contudo, o que nem todo mundo entende é que, por causa disso, parte das propriedades das plantas e frutas podem ser encontrados em suas sementes também.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode comer o caroço da jabuticaba, e se ele oferece malefícios ou não.

Sem dúvidas, a grande maioria das pessoas descarta o caroço da jabuticaba ao consumi-la. Na verdade, costumamos fazer isso com basicamente todo vegetal e fruta. Mas no caso da jabuticaba em específico ele é especialmente incômodo por causa de seu tamanho e espaço que ocupa.

Logo, entender se pode comer o caroço da jabuticaba ou não acaba sendo uma questão tanto de saúde quanto de praticidade.

Pode comer o caroço da jabuticaba?

Antes de mais nada, só podemos responder essa questão se antes conhecermos melhor a composição nutricional do caroço da jabuticaba. Enquanto a fruta é conhecida por ser antioxidantes e rica em fibras, o caroço uma grande variedade de minerais, e ainda possui proteínas e elagitaninos.

De maneira geral, os elagitaninos são compostos fenólicos cuja a principal ação no organismo é anti-inflamatória. E obviamente que, por serem anti-inflamatórios, eles são capazes de combater inflamações diversas.

Mas os elagitaninos são especialmente conhecidos por prevenirem a obesidade, condição que é extremamente perigosa para a saúde cardíaca e do organismo como um todo.

Agora, em relação aos minerais do caroço, os mais expressivos são o zinco, fósforo, potássio e ferro.

Cada um deles cumprem com múltiplas funções vitais no nosso organismo. Logo, unindo essa riqueza de minerais com a presença de elagitaninos e proteínas, é possível dizer que de fato você pode comer o caroço da jabuticaba sem problemas.

Em excesso, o caroço pode vir a se tornar um problema para a saúde

Graças a presença de fibras, a jabuticaba é considerada uma grande aliada da saúde e funcionamento intestinal. No caso, ela favorece o trânsito do intestino e melhora a evacuação.

Entretanto, se consumirmos quantidades muito grandes do caroço da fruta, ele acaba anulando esse efeito e causando a ação contrária, levando à constipação intestinal. Ou seja, você não pode comer o caroço da jabuticaba em excesso sem correr alguns riscos, ainda mais se você já sofre de um problema como o intestino preso.

Como fazer para incluir o caroço na dieta?

Por fim, sabendo que, com moderação, você pode comer o caroço da jabuticaba de fato, resta apenas aprender a como fazer isso. Afinal, o caroço está longe de ser a parte mais saborosa ou atrativa da fruta.

E por ser muito duro, muitos podem pensar que a única solução é apenas engolir, o que de fato já é suficiente para aproveitar os seus benefícios. Mas ele pode ser aproveitados de outras formas no dia a dia.

Sob esse ponto de vista, vale mencionar que o caroço da jabuticaba pode ser perfeitamente usado para fazer sucos com a fruta. Acaba sendo até uma forma mais prática de fazer ele pois assim você não precisa descartar os caroços.

Ademais, se quiser tentar, você também pode usar os caroços da jabuticaba para fazer um chá.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação